sábado, 4 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:32-33

2 Coríntios 11:32-33 - Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.
EM DAMASCO. Depois de sua conversão ao cristianismo, essa foi à primeira cidade em que Paulo passou um bom tempo, depois de ficar seus primeiros momentos, nos desertos da Arábia. Damasco é uma das cidades mais antigas do mundo, em que esteve sempre habitada, e que neste tempo era uma das cidades mais importantes da Síria, tendo sido a capital deste país, mas que hoje é um distrito. Paulo se reporta a um incidente que lhe ocorreu naquela cidade, que por um milagre ele escapou.

O QUE GOVERNAVA SOB O REI ARETAS. Este rei Aretas citado por Paulo, governou sobre a Síria até aproximadamente os anos quarenta de nossa era cristã. Ele ficou mais conhecido porque se tornou sogro de Herodes Antípas, que era uma personagem importante no império romano. Vindo então Aretas a se tornar inimigo mais tarde de Herodes, quanto este se divorciou da filha de Aretas, que ficou enfurecido.

PÔS GUARDA ÀS PORTAS DA CIDADE DOS DAMASCENOS. Os governos das cidades antigas e mais importantes mantinha controle absoluto sobre tudo que acontecia com a sociedade de seus domínios. De forma que, aonde Paulo chegava pregando o evangelho causava desfalque nas religiões oficiais. Assim sendo, ao fazer seus trabalhos em Damasco, os judeus incitaram os damascenos contra ele para prendê-lo.

PARA ME PRENDEREM. O cristianismo aonde chegava com sua mensagem de esperança convencia aos milhares, a respeito de Jesus Cristo como Salvador, e uma proposta de vida eterna para quem cresse na nova aliança de Deus com a humanidade. Paulo como um dos principais agentes de propagação do evangelho da graça de Deus, em Cristo Jesus, passou a ser o alvo principal dos inimigos do reino de Deus e de Cristo.

E FUI DESCIDO NO CESTO. Certamente, tendo Paulo descoberto o plano das autoridades locais contra sua pessoa, juntamente com os novos convertidos que o apoiaram naquele momento, planejaram uma saída da cidade, a fim de escapar da prisão, ou quem sabe da morte. Este cesto, geralmente era feito de cordas fortes, como se fossem sacos fortes para carregar alimentos ou objetos mais pesados.

POR UMA JANELA DA MURALHA. Algo parecido aconteceu com os espias na cidade de Jericó, quando a meretriz Raabe fez escapar os enviados de Josué para espiar a terra. Esta casa que tinha uma janela, ficava provavelmente sob a muralha da cidade, por onde serviu de escape para o servo de Deus. O escritor está justamente mostrando as dificuldades que ele enfrentou para que se tornasse apóstolo de Cristo aos gentios.

E ASSIM ESCAPEI DAS SUAS MÃOS. Se este fato ocorreu nos três primeiros anos depois da conversão de Paulo, e ele não tivesse escapado desta emboscada dos damascenos, e ele tivesse sido preso, condenado e morto, não teria comprido sua importante missão de levar o evangelho da libertação ao mundo gentílico. Mas em tudo, Deus estava no controle, para que o evangelho do Senhor Jesus fosse por meio de Paulo semeado em todas as partes do mundo civilizado daquela mesma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...