quarta-feira, 29 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:11

1 Coríntios 1:11 - Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
PORQUE A RESPEITO DE VÓS. Paulo era um missionário e pregador itinerante. Por onde passava pregava exaustivamente as boas novas do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Falando e anunciando de que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus, que é o Cristo, enviado e ungido de Deus como salvador da humanidade. Depois de implantada a igreja local, ele partia para um outro campo missionário. Porem, não abandonava as comunidades cristãs já fundadas e estabelecia. Ele ficava em contato direto e permanente com os líderes locais por meio dos seus informantes.

IRMÃOS MEUS. Apesar de Paulo ter se transformado no grande apóstolo Paulo e por consequente uma das maiores liderança da igreja primitiva no mundo gentílico, ele se considerava igual aos demais irmãos. Diferente de muitos líderes dos dias de hoje, que se consideram semideuses perante a igreja, ou são idolatrados pelos menos esclarecidos das verdades do evangelho. A maioria já perdeu esta identidade cristã tão importante, quando não são mais chamados de “meus irmãos”, mas por títulos que os põe acima dos demais membros da igreja de Jesus Cristo, o que não deveria acontecer.

ME FOI COMUNICADO. A igreja de Corinto tinha uma importância especial para Paulo. É tanto que o apóstolo lhes escreveu duas grandes epístolas, em termos de conteúdo. Estivesse onde estivesse e fazendo qualquer coisa, quando ele via qualquer um dos irmãos da igreja que estava na cidade de Corinto, ele buscava saber como estavam às coisas por lá. E encontrando uma família que fazia parte daquela comunidade cristã, logo cuidou em pedir um relatório completo de como andava a obra de Deus naquela cidade. Ele se encontrava em Éfeso, de onde escreveu esta epístola, mas, fazia os discípulos de Cristo em Corinto terem consciência de que ele estava sabendo de tudo.

PELOS DA FAMÍLIA DE CLOÉ. Cloé é um nome próprio feminino que quer dizer verde, no sentido de jovem, ou alguém inexperiente, e sem maturidade. Ao que tudo indica ante de se converter ao cristianismo pertencia ao paganismo, como uma pessoa que foi consagrada pelos seus pais a deusa Demétria (deusa da terra e da agricultura). Esta jovem ao que podemos conjecturar se não era de Corinto, mas conhecia muito bem o que se passava naquela igreja. Há quem diga de que ela era de Éfeso, mais que visitava constantemente a igreja de Corinto, ao ponto de fornecer as informações a Paulo.

QUE HÁ CONTENDA. No relatório repassado pela jovem cloé ao apóstolo Paulo, o que mais chamou a atenção do fundador da igreja que estava em Corinto, foram justamente às disputas em forma de contendas que haviam. É provável que houvesse mais de uma liderança na igreja, que entre si, queriam ocupar a proeminência.

ENTRE VÓS. As contendas e as dissensões eram entre as lideranças que tomavam conta da igreja de Corinto. Eles estavam se digladiando entre si por questões ideológicas, porque haviam vários grupos, os de Paulo, Apolo, Cefas e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...