segunda-feira, 20 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:12-13

2 Coríntios 13:12-13 - Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
SAUDAI-VOS UNS AOS OUTROS. A maioria das cartas de Paulo contem suas saudações aos seus leitores ou destinatários, no começo e no fim delas. Isso falando de que era na realidade um bom costume nas igrejas, os irmãos se cumprimentarem uns aos outros. Nas igrejas formadas por judeus convertidos ao cristianismo, geralmente a saudação era: A paz de Deus. Já nas igrejas gentílicas, comumente a saudação era graça, e quando era mista, judeus e gentios era graça e paz de Deus ou do Senhor.

COM ÓSCULO SANTO. Este era um costume e uma tradição oriental, como saudação de chegada ou despedida, e significava afeto e amizade entre as pessoas. O ósculo santo não foi adotado pelas igrejas ocidentais, somente com algumas exceções em determinadas denominações mais ortodoxas. Este ósculo santo era um beijo na face entre amigos ou irmãos. Mas, significa a mesma coisa que, a graça e paz, bom dia, boa tarde, boa noite. O ósculo santo fala de saudação e comunhão entre as pessoas.

TODOS OS SANTOS VOS SAÚDAM. Tanto o autor recomendava que os irmãos em Corinto se cumprimentassem entre si, até para representar que eles estavam em comunhão uns com os outros. Como também Paulo enviava saudação dele próprio, bem como dos irmãos e companheiros de ministério que se encontravam com ele. Não se sabe se de Éfeso, de Filipos ou da Macedônia. Santos, quer dizer: Separados.

A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO. Graça fala a respeito de favor não merecido. Quando Cristo se manifestou no planeta terra, o que a humanidade merecia era efetivamente a destruição e o juízo divino. Mas o Senhor Jesus veio justamente trazer a paz e a reconciliação com Deus, por meio de sua propiciação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo nos fala da missão do Messias de Deus entre os homens.

O AMOR DE DEUS. João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Romanos 5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Foi movido pelo seu grande amor, que Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo para redimir a humanidade dos seus pecados.

E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO. Esta comunhão do Espírito Santo nos fala de que ele está em perfeita harmonia com Deus Pai e com Cristo Jesus. Como também, esta comunhão do Espírito Santo nos ensina sobre suas atividades na terra, no sentido de proporcionar o acesso aos filhos dos homens a Deus, por meio de Cristo Jesus. Bem como, é o Espírito Santo quem trabalha na reconciliação do homem com Deus.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. Este último versículo de Segundo Coríntios é constituída por quase todas as igrejas cristãs como sendo a bênção apostólica. Ao escrever esta mensagem, o escritor desejava que a graça de Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo chegasse em plenitude na vida de todos aqueles que lessem esta sua belíssima carta. O amém editorial fala do fechamento desta carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...