sexta-feira, 24 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:4

1 Coríntios 1:4 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
SEMPRE. Esta é uma expressão temporal que representa um ato contínuo. Com isto o apóstolo dos gentios estava dizendo que não cessava de dar graças a Deus pelas vidas dos irmãos e das irmãs que estavam na cidade de Corinto. Bastava dobrar os joelhos ou mesmo em orações em pé ou assentado Paulo não se esquecia de louvar a Deus por todos aqueles que naquela cidade chamada “imunda” se haviam convertido ao cristianismo e as boas novas do evangelho poderoso de Cristo Jesus, o Libertador.

DOU GRAÇAS. Os discípulos de Cristo ali naquela cidade eram como a coroa de glória dos trabalhos missionários de Paulo. O apóstolo os via cada um individualmente como sendo pedras preciosas de sua coroa, no alcance crescente da graça de Deus sobre aquele povo. A cidade de Corinto era completamente dominada pela depravação pagã, e ver no meio daquela sociedade, pessoas transformadas pelo poder do evangelho pregado por Paulo, redundava em ações de graças continuamente para ele.

AO MEU DEUS. Paulo reconhecia de que o sucesso de sua missão evangelizadora em Corinto não se devia a nenhum apoio externo de nenhum outro líder religioso, nem tão poucos aos seus esforços pessoas em anunciar as boas novas de Salvação. Todavia, olhava para cima, para o seu Deus, com gratidão em seu coração pelos frutos colhidos de onde não se esperava. Paulo foi muito perseguido pelos seus compatriotas Judeus mais radicais em Corinto, e ao que tudo indica passou até perigo de morte ou de ser expulso daquele lugar. Não desistiu e conseguiu alcançar muitas vidas com as boas notícias da nova aliança de Deus com os homens, por meio do Redentor, Jesus Cristo.

POR VÓS. Paulo se refere aos seguidores de Cristo em Corinto de maneira toda especial. Até porque ele os tinha como filhos na fé, por ser o primeiro missionário a chegar à Grécia, talvez vindo de Antenas. Chegando naquela cidade ficou suspenso por ver como as pessoas viviam embrenhadas na devassidão e na pecaminosidade. Certamente, visualizou o quanto seria difícil achar aceitação à sua mensagem naquele lugar. Todavia, mesmo plantando em lugar pedregoso veio a colher os seus frutos.

PELA GRAÇA DE DEUS. O fundador da comunidade cristã em Corinto percebia que a graça de Deus havia sido derramada mais que abundante, sobre aquelas vidas que receberam de bom grado as boas novas do evangelho glorioso do Senhor Jesus Cristo. Era justamente esta graça do Deus Criador que havia dilatado os corações dos discípulos de Cristo e filhos na fé de Paulo, naquela cidade de Corinto.

QUE VOS FOI DADA. O Deus gracioso derramou dos mais altos céus esta abundante graça que foi dada gratuitamente aos que receberam a Cristo em Corinto. Tudo isso partiu da bondade de Deus em libertar os Coríntios da vida devassa em que viviam.

EM CRISTO JESUS. Esta é uma expressão usada por Paulo muitas vezes em seus escritos. E representa: Para Cristo, por Cristo e em Cristo. E todas as vezes que esta expressão é usada por Paulo é no sentido de render a Cristo a devida glória e não reter para si o que pertence somente ao Messias de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...