sexta-feira, 17 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:4

2 Coríntios 13:4 - Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.
PORQUE, AINDA QUE. Parte das acusações que os oponentes de Paulo faziam ao apóstolo dos gentios, o próprio Paulo podia identificar também no mesmo Cristo que os apóstolos pregavam. Assim sendo, o autor tinha o privilégio de se identificar com o Cristo que ele anunciava, e para o escritor isso era o maior dos privilégios de sua vida, que era ser parecido com o Cristo de Deus. Na realidade, as acusações feitas contra Paulo pelos seus opositores eram sem fundamentos, apenas queriam tomar seu lugar.

FOI CRUCIFICADO POR FRAQUEZA. Muitos dos que se diziam representantes legalistas das lideranças da igreja matriz, já não pregavam mais sobre o Cristo crucificado. Porque era escândalo para os gregos, de forma que, apenas falavam dos grandes feitos de Jesus e do Cristo divino. Não mais anunciando o Jesus humano, que enfrentou momentos de perseguição, de fragilidades, e que foi escandalizado pela morte de cruz.

VIVE, CONTUDO. Boa parte dos apóstolos, que também eram judeus tinha vergonha de pregar que o seu Cristo fora rejeitado pelo seu povo, os hebreus. Mas Paulo, e seus companheiros de ministério, não tinham vergonha do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crer. Até porque o mesmo Jesus que foi crucificado, também era o mesmo que ressuscitou dos mortos e vive para sempre.

PELO PODER DE DEUS. A ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, teve uma importância fundamental, como prova de que ele era o Messias de Deus, e foi quem deu sustentação ao cristianismo. Deus manifestou o seu poder na ressurreição de Cristo e isso gerou força para a sobrevivência da igreja, como corpo de Cristo na terra. Se Cristo não tivesse ressuscitado seria apenas mais um profeta de Israel.

PORQUE NÓS TAMBÉM SOMOS FRACOS NELE. Os falsos apóstolos e obreiros fraudulentos que vinham se levantando contra Paulo e seu apostolado na igreja de Corinto, acusavam ao apóstolo dos gentios de ser fraco. E isso, porque ele não tinha uma grande estatura física, era um pouco feio de aparência e tinha problemas de Saúde, o que o escritor diz ter um espinho na carne, além das limitações financeiras.

MAS VIVEREMOS COM ELE. No entanto, mesmo reconhecendo suas limitações, mas, Paulo e seus amigos de ministério nos campos transculturais gentílicos, tinham vida com Cristo, davam o melhor testemunho possível como representantes do reino de Cristo nesta terra. Poucos tinham condições de dizer o que Paulo disse em Gálatas 2:20 - Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.

PELO PODER DE DEUS EM NÓS. Enquanto os opositores de Paulo em Corinto se achavam fortes, por representarem as lideranças de Jerusalém, de serem eloquentes, e outras tantas glórias humanas. Por outro lado, o apóstolo dos gentios, com humildade fazia seus trabalhos de missões, levando as boas novas de Cristo em Continentes inteiros como a Europa e Ásia. E isso, pelo poder manifesto de Deus sobre a sua vida. Para Paulo, tudo que acontecia com ele, era o poder de Deus em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...