terça-feira, 21 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:1

1 Coríntios 1:1 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes.
PAULO. O significado do seu nome é: Pequeno. Paulo é o nome romano de Saulo de Tarso, que pela primeira vez se lê em (Atos 13.9), quando ele resistiu a Elimas, o feiticeiro, principiando nessa ocasião o seu trabalho gentílico na corte de Sérgio Paulo. Pode presumir-se que ele já era assim chamado nas suas relações com os gentios - mas depois deste incidente é sempre esse nome que o apóstolo tem nos Atos e nas suas epístolas. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia (Atos 9.11,21.39,22.3). Foi o maior missionário da igreja primitiva, ocupando significativo espeço no livro de Atos.

CHAMADO. A chamada de Saulo de Tarso, que depois ficou sendo conhecido por Paulo, foi feita diretamente pelo Senhor Jesus na estrada de damasco. E há quem diga que os onze apóstolos originais foram precipitados quando escolheram Matias para ocupar o lugar deixado por Judas Iscariotes. Grande parte dos comentaristas bíblicos concordam de que, se eles estivessem esperado um pouco mais, seria Paulo e não Matias o que ocuparia o ministério apostólico, juntamente com os onze apóstolos.

APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo, em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também.

DE JESUS CRISTO. Paulo se considerava um apóstolo chamado diretamente por Jesus Cristo. Era um pregador itinerante, que não foi totalmente apoiado pelo ministério apostólico da igreja primitiva. Conforme o livro de Atos foi o maior missionário de sua época e importante fundador de comunidades cristãs por onde passava. Por ser um autêntico apóstolo de Cristo dedicou toda a sua vida ao trabalho de divulgar as boas novas do seu Mestre e Salvador Jesus Cristo. Gastou o resto de sua vida por Cristo.

PELA VONTADE DE DEUS. Há um certo tom de crítica nesta expressão de Paulo ao se referir a sua chamada para o apostolado. Como que alertando aos demais apóstolos de que foram (conforme alguns comentaristas precipitados na escolha de Matias) muito apresados em não esperarem um pouco até que o Senhor o chamasse para este tão importante cargo no arcabouço ministerial da igreja cristã primitiva, que foi a função de apóstolo de Cristo. Matias foi escolhido pelos apóstolos, mas Paulo foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus. E a sua grande e importante missão em espalhar as boas novas do evangelho no mundo gentílico deu provas cabais disto.

E O IRMÃO SÓSTENES. Usar a palavra irmão para classificar alguém que faz parte da mesma fé em Cristo significa dizer que somos iguais entre si e que ninguém é melhor que o outro. Pois pertencemos à família de Deus, que é nosso Pai. Quanto a Sóstenes, é provável que ele seja a mesma pessoa citada em (Atos 18:17). Ele foi à pessoa que escrevia o que Paulo falava na escrita desta epistola (amanuense). Ele havia sido líder de uma sinagoga, agora como cristão, foi espancado perante o tribunal de Gálio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...