quinta-feira, 9 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:12

2 Coríntios 12:12 - Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.
OS SINAIS. Não era nem para o apóstolo estar se justificando diante da igreja de Corinto, até porque todas que faziam parte daquela comunidade cristã já conheciam muito bem a ele. Uma vez que, como fundador daquela comunidade cristã, o apóstolo já havia dado provas suficientes de que era na realidade um verdadeiro apóstolo de Cristo, e que fazia a obra de Deus com muito amor e dedicação. As provas que os oponentes de Paulo pediam a seu respeito, já eram manifestas naquele lugar.

DO MEU APOSTOLADO. A verdade é que os adversários de Paulo estavam dando provas de que eram falsos apóstolos, como o próprio Paulo os acusa disto. Porque se fossem verdadeiros obreiros da seara do Senhor, não estariam perturbando aquela comunidade cristã, querendo invadir uma igreja já fundada e que havia sido bem cuidada pelo seu fundador, que foi justamente Paulo e seus amigos de ministério.

FORAM MANIFESTADOS ENTRE VÓS. Cristo quando ainda na terra havia prometido que depois de sua ascensão para se assentar a destra do Pai, daria poder aos seus discípulos, pela presença poderosa do Espírito de Deus. Desta forma, tudo que o Espírito de Deus estava fazendo por meio dos apóstolos da igreja matriz de Jerusalém, também vinha realizando por intermédio do apóstolo dos gentios, Paulo.

COM TODA A PACIÊNCIA. Esta expressão também nos fala da perseverança, bem como da persistência em executar a vontade de Deus. Na realidade, Paulo desejava que sua missão se cumprisse o mais rápido possível, porem teve que esperar o agir de Deus em cada cidade, no sentido de fazer o que tinha de ser feito, e ele não desistia de seus propósitos, ainda que tinha que enfrentar toda a resistência dos judeus, dos líderes das demais religiões pagãs, e acima de tudo do império romano.

POR SINAIS. Jesus falou sobre estes sinais em Marcos 16:17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Certamente, eram estes tipos de sinais que os adversários de Paulo requeriam que ele fizesse como prova.

PRODÍGIOS. Paulo não fala em suas cartas a respeito dos prodígios que o Espírito de Deus operava por seu intermédio, até porque a função de um legítimo representante do reino de Cristo era glorificar ao nome do Senhor Jesus. Esses prodígios podem ser vistos como provas das realidades espirituais, em que levam as pessoas a refletirem sobre a existência de um Criador e governante universal, que é o grande Deus.

E MARAVILHAS. O escritor fala em termos da operação de coisas sobrenaturais, milagres e maravilhas que Deus realizava por seu intermédio. Estas maravilhas podem ser vistas com a alteração dos fenômenos naturais da própria natureza, bem como pela realização de milagres de ordem físicas, como a cura de doenças e enfermidades, o que ocorria no ministério de Paulo, apesar de o livro de Atos dos Apóstolos não dá muita ênfase sobre isso, porque Cristo era quem deveria ser glorificado e não Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...