sexta-feira, 3 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:29-30

2 Coríntios 11:29-30 - Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.
QUEM ENFRAQUECE. Os adversários de Paulo se julgavam superiores a todos, principalmente ao apóstolo dos gentios. Estes camaradas só contavam vantagens diante da igreja, como se fossem super-homens na fé. Se diziam perfeitos em tudo, prontos para tomarem conta da igreja de Corinto e dar conta do recado. Enquanto isto, faziam acusações contra Paulo, de que ele era um homem raquítico, além de o acusarem de ter seus problemas de saúde, ao que tudo indica problemas de visão.

QUE EU TAMBÉM NÃO ENFRAQUEÇA. Paulo admite sua fragilidade, quem sabe baseado no seu estado de saúde, o que não era de menos, uma vez que, vivia se gastando em prol do reino de Deus, pregando noite e dia o evangelho de Cristo, enfrentando sol e chuva, enfrentando fome e sede para cumprir sua missão. Além dos muitos problemas que sempre estava enfrentando dos seus perseguidores.

QUEM SE ESCANDALIZA. O autor esta falando do lado mais fraco dos seus leitores, e pode-se dizer de todos os filhos dos homens. O ser humano está sujeito aos seus deslizes, e nem mesmo os mais fortes homens de Deus, não estão livres de errarem por ações, palavras e pensamentos. Com Paulo não era deferente, até porque ele era um ser humano como qualquer outro, e ele reconhecia suas próprias limitações.

QUE EU ME NÃO ABRASE? O apóstolo fala de sua fúria para com seus adversários dentro da igreja de Cristo que estava na cidade de Corinto. Isso porque seus oponentes o acusavam de ser um homem vingativo, pelo fato de que suas cartas eram muito severas, e até certo ponto, o apóstolo dos gentios pedia que tais opositores fossem castigados de alguma maneira, por não serem simpatizantes do apóstolo dos gentios.

SE CONVÉM GLORIAR-ME. Dando o seu testemunho em sua defesa, Paulo agia diferente dos seus acusadores, isso porque, seus inimigos para ganharem pontos diante da igreja de Corinto, só contavam vantagens, só falavam de suas supostas virtudes, enquanto que Paulo dava testemunho de suas fraquezas e defeitos humanos. Ele achava que se gloriava, mas não era se exaltando como os demais.

GLORIAR-ME-EI NO QUE DIZ RESPEITO. As acusações feitas pelos oponentes de Paulo, não eram sobre pecados que ele praticava, apenas falavam mal dele, sobre suas fraquezas como um homem que não gozava de boa saúde física, ou de sua aparência visual, como um homem de aspecto feio, ou ainda pelo fato de que ele não era muito eloquente na sua oratória. Coisas essas que não se constituíam em pecados.

À MINHA FRAQUEZA. Os adversários de Paulo naquela comunidade cristã se aproveitavam das fragilidades do apóstolo dos gentios para o acusarem de ser incapaz como líder da grande e importante igreja de Corinto. Por outro lado, o apóstolo dos gentios mostra que, em meio as suas deficiências humanas, fez o que fez pela igreja de Corinto, porque a graça de Deus foi quem o fortalece para ser quem ele era, e para fazer o que ele fazia. Com isso, o nome de Cristo era glorificado por meio de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...