domingo, 26 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:8

1 Coríntios 1:8 - O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
O QUAL. “O qual” diz respeito a uma referência ao texto anterior. Que trata da manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquilo que conhecemos como parousia, ou segunda vinda de Cristo para buscar a sua igreja. Até este momento tão importante para a igreja do Deus vivo, Paulo esperava que todos os dons espirituais estivessem à disposição da comunidade Cristã na cidade de Corinto. O escritor desta epístola nos deixa transparecer que a vinda de Cristo é dada por certa, porem, enquanto isto não acontece à igreja precisava continuar crescendo nos dons espirituais em Cristo.

VOS CONFIRMARÁ TAMBÉM. O que Paulo tinha realizado em suas atividades missionárias em prol da igreja de Cristo na cidade de Corinto era a parte que lhe cabia. E ao que tudo indica como era ele um excelente discipulador, consequentemente tinha instruído corretamente aos servos de Cristo como seguir o evangelho das boas novas. No entanto, atribuía irrestritamente a Cristo Jesus nosso Senhor a tarefa de confirmar na fé a todos que se decidiram servir ao reino de Deus, como discípulos de Cristo.

ATÉ O FIM. Como implantador de comunidades cristãs no mundo gentílico, o apostolo fazia o que era possível e o que estava ao seu alcance, para antes de seguir para uma nova missão deixar os convertidos ao cristianismo firmes, nas convicções da nova aliança de Deus com os homens. Ao partir para outros campos missionários transculturais, carregava consigo a esperança de que todos perseverassem até o fim.

PARA SERDES IRREPREENSÍVEIS. A igreja primitiva não tinha noção do intervalo de longo prazo que ocorreria entre a ascensão de Cristo e a parousia. Os cristãos dos começos da era cristã viviam como se Cristo fosse voltar naquele mesmo tempo de perseguição que eles enfrentavam do império romano. Com isto, Paulo os exortava de que vivessem de tal forma a serem irrepreensíveis para a volta de Cristo Jesus.

NO DIA. O dia de nosso Senhor. Para a mentalidade judaica, o dia do Senhor é um dia de julgamento. Já para o pensamento cristão, o dia do Senhor pode ser compreendido como o domingo que era o primeiro dia da semana, isso de conformidade com a interpretação histórica ou textual, que foi o dia da ressurreição de Cristo. Como também em uma interpretação escatológica representa o dia da volta de Cristo, que se dará em duas etapas, uma para arrebatar a igreja e outra para estabelecer o governo milenial. No caso do nosso texto em foco seria o dia do arrebatamento da igreja.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo Jesus, também é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o adjetivo que fala dos seus atributos e principalmente de sua missão como o Messias de Deus. Porque Cristo quer dizer; o enviado ou ungido de Deus para executar o plano da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...