quinta-feira, 16 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:3

2 Coríntios 13:3 - Visto que buscais uma prova de que Cristo fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.
VISTO QUE BUSCAIS. Neste ponto de sua carta, o apóstolo dos gentios revela mais um dos ataques de seus inimigos contra seu ministério, e ao que tudo indica vinha justamente dos supostos apóstolos que estavam infiltrados na igreja cristã de Corinto. Os oponentes de Paulo o acusavam de não representar o reino de Cristo, porque ele não havia convivido pessoalmente com o Senhor Jesus, duvidando assim do seu testemunho de ter se encontrado com o Jesus ressurrecto na estrada de Damasco.

UMA PROVA. Tais adversários do apóstolo dos gentios solicitavam uma prova material de que Paulo realmente tinha tido um encontro pessoal com Cristo e que suas revelações do evangelho vinham efetivamente diretas de Cristo. O que Paulo falou no início do capítulo anterior, eles pediam uma prova de que ele falava a verdade e que tudo isso não passava de fruto de sua imaginação, por delirar nas letras.

DE QUE CRISTO. Negavam de que Paulo era uma representante de Cristo e que ele não estava autorizado pelas lideranças de Jerusalém para fazer seus trabalhos missionários nem fundar igrejas em nome de Cristo. Os maiores problemas que Paulo enfrentou dentro das igrejas foram justamente vindos dos cristãos legalistas da igreja matriz, a quem ele chamou de falsos apóstolos e obreiros fraudulentos.

FALA EM MIM. Os líderes das igrejas de Israel afirmavam de que, o evangelho correto era aquele pregado pelos apóstolos de Jerusalém, ao qual Paulo chama de evangelho da circuncisão. Ao mesmo tempo, eles procuravam desclassificar o evangelho da incircuncisão pregado por Paulo e seus amigos de ministério no mundo gentílico. Graças a Deus, o que prevaleceu na igreja histórica foi o evangelho da incircuncisão, a prova disto é que as igrejas de Jerusalém só prevaleceram até os anos setenta.

O QUAL NÃO É FRACO. Os adversários de Paulo pregavam de que o apóstolo dos gentios anunciava um outro Cristo, que não era o mesmo Cristo pregado pelos líderes legalistas de Jerusalém. Mas, a própria igreja de Corinto era um exemplo de que, o Cristo pregado por Paulo era o Messias de Deus, e a prova disto é que muitas coisas o Senhor Jesus já havia realizado por meio de Paulo naquela cidade e na igreja.

PARA CONVOSCO. Os opositores de Paulo em Corinto associavam as debilitações de Paulo, como suas pregações, comparadas com as pregações eloquentes de Apolo, e suas fragilidades físicas, ao Cristo que ele anunciava. Acusavam eles que, se o Cristo que Paulo pregava não o tornava mais poderoso, então, não era o Cristo que andou com os apóstolos de Jerusalém, quem falava por meio de Paulo, mas era outro Cristo.

ANTES É PODEROSO ENTRE VÓS. No entanto, a própria igreja de Corinto podia dar testemunho de que, o mesmo Cristo que Paulo pregou quando da fundação daquela igreja, bem como de sua visita posterior era poderoso entre eles, por meio de milagres prodígios e maravilhas. Paulo não expõe neste momento tais prodígios realizados por Cristo por seu intermédio, porque seria para ele, gloriar-se, o que ele não achava conveniente. Todavia, os seus leitores poderiam testemunhar em seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...