quinta-feira, 23 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:2

1 Coríntios 1:2 - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
A IGREJA DE DEUS. Quando se fala sobre a igreja de Deus é a mesma coisa que dizer igreja de Cristo. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Assim como também só existe uma igreja verdadeira, que é a igreja de Deus e de Cristo. O que existe hoje são variedades de denominações que, dentre as quais esta incluída a igreja de Deus e de Cristo. Falar sobre uma denominação religiosa não é a mesma coisa que falar sobre a igreja de Deus e de Cristo, porque a igreja é espiritual e não um templo.

QUE ESTA EM CORINTO. Esta epístola de Paulo estava sendo endereçada a comunidade dos salvos e remidos por Cristo que estava na cidade de Corinto. Não era a uma denominação religiosa que tinha na cidade de Corinto. É bom lembrar que até 312 d.C. quando houve o casamento entre o cristianismo e o império romano, não era permitido se construir templos cristãos em nenhum lugar do domínio romano. Corinto era uma cidade da Grécia que significa “imoral”, foi destruída em 146 a.C e foi reconstruída em 46 d.C. Era uma cidade depravada moralmente e espiritualmente.

AOS SANTIFICADOS EM CRISTO JESUS, CHAMADOS SANTOS. A morte de Cristo foi um ato de expiação em prol de todos aqueles que o recebem pela fé como único e suficiente Salvador. Com isto, todos aqueles que o confessam, recebem dos benefícios santificadores da obra remidora do Filho de Deus. E estes são chamados santos não por se tornarem perfeitos, mas por serem separados do mundo e dedicados ao reino de Deus e de Cristo. Uma vez que a palavra “santo” quer dizer separado.

COM TODOS AQUELES QUE EM TODO LUGAR. Paulo tinha certeza de que esta sua mensagem, que de princípio estava sendo endereçada a comunidade cristã na cidade de Corinto, também chegaria a todos aqueles que em algum lugar do planeta terra invocaria o nome de Cristo. E na verdade seus escritos foram sendo conduzidos de lugar a lugar, cada vez mais distante, ao ponto de hoje estarem espalhados por todo o mundo. Até certo ponto, podemos assegurar de que esta citação do apóstolo dos gentios era uma palavra profética, que se cumpre a cada dia, ao se expandir.

INVOCAM O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO. Não são todas as pessoas que invocam o nome de Cristo. Os judeus, por exemplo, que não se converteram ao cristianismo, nem receberam a Jesus de Nazaré como o Messias, não invocam ao Cristo de Deus. Assim como existem inúmeras pessoas que deixam de invocar o nome do Salvador para venerarem as criaturas, em forma de ídolos e imagens de escultura.

SENHOR DELES E NOSSO. Não são todas as pessoas que tem a Cristo como Senhor. Ter a Cristo como Salvador, todo mundo diz que tem, até porque todos precisam da salvação dada por Cristo. No entanto, tê-lo como Senhor poucos desejam, uma vez que, ter a Cristo como Senhor é permitir que ele domina a vida e o destino em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...