quinta-feira, 30 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:13-14

1 Coríntios 1:13-14 - Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio.
ESTÁ CRISTO DIVIDIDO? A resposta a esta pergunta é não. A operação chamada divisão por menor que seja tem como resultado a diminuição do objeto dividido. Com isso Paulo especula dos líderes da igreja que estava na cidade de Corinto se eles não percebiam que o partidarismo não seria uma forma de diminuir a Cristo? Cristo é Deus e Deus não divide sua glória com ninguém. O fato de ser direcionada uma reverência exacerbada a Cefas, Apolo ou a Paulo isso era uma forma de idolatria cristã, coisa que não é permitida no cristianismo. Só quem é digno de toda adoração ou veneração é o fundador do Cristianismo, Cristo Jesus nosso Senhor e único salvador.

FOI PAULO CRUCIFICADO POR VÓS? A resposta a esta pergunta também é não. Porque na verdade foi o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo quem foi crucificado no alto do gólgota em prol da humanidade. O sacrifício do Cordeiro da expiação já estava previsto nas profecias messiânicas em Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

OU FOSTES VÓS BATIZADOS EM NOME DE PAULO? A resposta mais uma vez é não. O batismo cristão praticado na igreja de Cristo nos tempos primitivos era conforme o Senhor Jesus deixou como ordenança registrado por Mateus 28:18-19 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Em se tratando dos homens, o batismo cristão é em nome de Cristo. Atos 19:5 - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

DOU GRAÇAS A DEUS. Paulo rechaça a idolatria disfarçada dos líderes da igreja de Corinto com uma expressão irónica, ao mesmo tempo dá graças a Deus, porque não exerceu plenamente o ministério de batismo em Corinto. Ao que tudo indica a ordenança do batismo cristão mesmo sendo em nome de Cristo, estava havendo uma distorção no sentido de que o batizador tinha mais valor do que o batismo em si.

PORQUE A NENHUM DE VOS BATIZEI. O ministério de Paulo estava mais voltado ao evangelismo e a pregação das boas novas de Cristo Jesus. Assim como ao ensino cristão de uma conduta voltada para o reino de Deus e de Cristo.

SENÃO A CRISPO. Crispo significa pessoa de cabelo crespo. Ele era o chefe da sinagoga na cidade de Corinto. Ele se converteu ao cristianismo e trouxe muitos da cidade de Corinto ao Senhor Jesus. Era uma das lideranças daquela igreja.

E A GAIO. Boa parte dos comentaristas bíblicos concordam em afirmar de que este Gaio era quem hospedava a Paulo quando este chegava em Corinto de suas viagens. Como ele se tornou amigo pessoal do apóstolo Paulo solicitou que este o batizasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...