sexta-feira, 10 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:14

2 Coríntios 12:14 - Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
EIS AQUI ESTOU PRONTO. No começo desta carta, Paulo afirma que não estava com disposição de viajar até a cidade de Corinto, isso porque o ambiente naquela igreja não estava favorável a sua presença naquele momento. Mas agora, depois da visita de conciliação feita por Tito, o autor ver que pode chegar até os seus filhos na fé. Esta prontidão da parte de Paulo também pode significar condições financeiras.

PARA PELA TERCEIRA VEZ IR TER CONVOSCO. A primeira visita se deu quando para desbravar aquele campo missionário, e ganhar vidas para o reino de Cristo (Atos 18:1). A segunda visita, não encontra registrada no livro histórico do Novo Testamento, Atos dos Apóstolos, mas que é real, haja vista que, Paulo fala neste texto de uma terceira visita. Ao que tudo indica, nesta terceira visita, o apóstolo dos gentios deseja realmente implantar os trabalhos de ação social naquela igreja, o que não fez antes.

E NÃO VOS SEREI PESADO. Os falsos apóstolos e obreiros fraudulentos que estavam invadindo a igreja de Corinto, acusavam a Paulo pelo fato de que ele fazia seus trabalhos em prol da igreja de maneira gratuita, sem cobrar por suas atividades. Mais uma vez o apóstolo dos gentios deixa bem claro para seus filhos na fé que, chegando mais uma vez naquela igreja, não receberia dinheiro para fazer seus trabalhos.

POIS NÃO BUSCO O QUE É VOSSO. Paulo não tinha interesse financeiro nem econômico em fazer seus trabalhos em prol da igreja de Cristo. O que muitos dos supostos líderes dos dias atuais deveriam aprender, em não receberem salários para fazerem suas atividades em prol da igreja de Cristo. Infelizmente, muitos têm feito de seu ministério uma profissão, e da palavra de Deus o chamado comercio da fé.

MAS SIM A VÓS. O mais importante para o apóstolo dos gentios era as vidas que ele conquistava para o reino de Cristo. Quem legitimamente faz a obra de Deus, não visa tirar proveito financeiro da igreja de Cristo, mas sim, que vidas sejam libertas do império das trevas e das garras do inimigo. Os trabalhos executados por Paulo no mundo gentílico tinha como foco ganhar vidas para Cristo, e não o reino dos homens.

PORQUE NÃO DEVEM OS FILHOS ENTESOURAR PARA OS PAIS. O escritor usa mais uma de suas metáforas que era legítima para sua época e que também se aplica no mundo atual, e que é a lei natural de todos os povos. Quando alguém diz que é um ministro do evangelho e vive explorando seus filhos na fé, neste caso, há uma inversão de valores. O correto é os líderes ajudarem a seus filhos na fé, e não o contrário.

MAIS OS PAIS PRA OS FILHOS. A verdade é que, os líderes legalistas da igreja matriz de Jerusalém cobravam dos seus filhos na fé recompensas financeiras para exercerem seus ministérios. Mas nas igrejas gentílicas, compostas de gentios convertidos ao cristianismo, nos campos missionários transculturais, Paulo não aceitava nem permitia que as igrejas sustentassem com salários seus ministros. As igrejas atuais se enquadram no caso das igrejas gentílicas, e não nas judaicas ligadas a Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...