quarta-feira, 15 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:2

2 Coríntios 13:2 - Já anteriormente o disse, e segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for, não lhes perdoarei.
JÁ ANTERIORMENTE O DISSE. O autor termina o capítulo anterior falando justamente sobre aqueles que já ha muito tempo viviam pecando deliberadamente, mesmo tendo recebido a palavra de Deus. Não há dúvida que estes camaradas já estavam na vida profana quando ouviram o evangelho de Cristo, ainda quando Paulo estava evangelizando aquela cidade e fundando aquela igreja. É provável que o apóstolo tenha conversado com eles para que deixassem tais pecados, que eram degradantes.

SEGUNDO VEZ O DIGO. Mais uma vez, por meio desta sua carta, chamada severa, o apóstolo lhes adverte que, abandonem seus pecados vários, porque quem de fato diz que segue a Cristo, tem que renunciar as coisas do mundo, ou as coisas que o mundo acha normal, para então fazer a vontade de Deus. E a vontade do pai é a nossa santificação, sem a qual, ninguém verá o Senhor. Isso é ser servo de Cristo.

COMO QUANDO ESTAVA PRESENTE. Acredita-se que o apóstolo, como ensinador que era das doutrinas cristãs, desde os primeiros momentos de quando esteve na cidade de Corinto, já ensinava a tais indivíduos que se eles desejavam servir a Cristo, que deixassem suas vidas de depravação. Não sendo diferente de quando esteve em sua segunda visita, deu um tempo para que se consertassem, e agora estava cobrando.

MAS AGORA, ESTANDO AUSENTE. Paulo já estivera presente na igreja de Corinto por dois períodos, e há quem diga que, nestas duas etapas tenha gastado quase três anos. Como missionário transcultural, tinha a missão de evangelizar o mundo gentílico de sua época, que era continentes inteiros, desta forma, não poderia se dedicar somente a igreja de Corinto, agora, por carta, advertia aos seus leitores sobre seus pecados.

O ESCREVO AOS QUE ANTES PECARAM. Nesta parte da carta, a exortação vai diretamente aos que estavam envolvidos com as invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, imundícia, prostituição e tumultos (2 Coríntios 12:20-21). Estas advertências de Paulo tinham endereço certo, e é provável que toda a igreja local sabia de quem viviam envolvidos com tais pecados, assim como Paulo também sabia.

E A TODOS OS MAIS, QUE, SE OUTRA VEZ FOR. Até quem não estava envolvido com tais transgressões, precisavam ficar alertas para não caírem no mesmo erro. Tudo já estava programado para que o apóstolo logo mais chegasse à cidade de Corinto, e lá chegando à coisa não ficaria desmantelada como estava. O escritor queria que eles se consertassem antes de sua chegada, isso porque lhe pouparia de tomar providências.

NÃO LHES PERDOAREI. Os adversários de Paulo na igreja de Corinto o acusavam de ser severo por meio de suas cartas, mas que pessoalmente era medroso, ao ponto de não resolver os problemas contra quem vivia pecando na igreja. Todavia, o apóstolo deixa bem claro nesta sua colocação que, ao chegar na igreja de Corinto iria disciplinar os que viviam desordenadamente. Não mais haveria tolerância contra os que sabiam da verdade do evangelho, mais persistiam em viver na depravação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...