sábado, 25 de novembro de 2017

1 Coríntios 1:6-7

1 Coríntios 1:6-7 - (Como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.
COMO O TESTEMUNHO DE CRISTO. O testemunho de Cristo diz respeito a tudo que engloba as boas novas do evangelho de Cristo Jesus. Desde as promessas feitas por Deus em forma de profecias messiânicas como também tudo que aconteceu com o nascimento, vida, marte e ressurreição do Messias de Deus, Jesus de Nazaré. E Paulo foi o responsável por transmitir todos os parâmetros da nova aliança de Deus com a humanidade por intermédio de Cristo Jesus. Enquanto a maioria dos apóstolos originais se preocupavam em convencer os judeus a respeito de que Jesus era o Messias, Paulo recebeu a incumbência de levar o evangelho aos gentios, fora de Israel.

FOI CONFIRMADO ENTRE VÓS. Esta confirmação a que se refere o escritor diz respeito à aceitação por parte dos coríntios das boas novas pregadas pelo apóstolo Paulo. Antes de Paulo chegar naquele lugar com as novidade de Cristo o povo daquela cidade vivia para a prostituição religiosa. Os historiadores dão conta de que havia em Corinto um templo dedicado ao culto de Afrodite, deusa do amor. Nesse templo haviam pelo menos mil prostitutas religiosas, que atraíam adoradores de todo o mundo antigo para arrecadar dinheiro com o objetivo de sustentar as sacerdotisas cultuais.

DE MANEIRA QUE NENHUM DOM VOS FALTE. O desejo de Paulo é que a igreja cristã que estava na cidade de Corinto fosse realmente uma igreja completa. Onde os seguidores de Cristo naquela cidade tivessem todos os dons provenientes de Deus para lhes suprirem mutuamente todas as necessidades espirituais dos discípulos do Senhor Jesus Cristo naquele lugar. Um dos motivos desta epístola de Paulo aos coríntios foi justamente para estimular a igreja de Corinto a buscar os dons espirituais. Porque para o apóstolo uma igreja completa era uma igreja com os dons espirituais.

ESPERANDO A MANIFESTAÇÃO. Esta expressão bíblica, neste particular, nos conduz em duas direções. A primeira diz respeito à manifestação do Senhor por meio dos dons espirituais se fazendo presente no maio do povo de Deus em Corinto, a fim de lhes suprirem todas as necessidades. A segunda diz respeito à vinda do Senhor Jesus para buscar os redimidos que ele comprou com o seu precioso sangue. A volta de Cristo (parousia) era o grande anelo da igreja primitiva, assim como também o é hoje.

DE NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é reconhecido em toda a extensão do conteúdo neotestamentário. E uma das passagens mais conhecidas é a de Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e podemos dizer que Cristo é o adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão. Porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é um nome próprio e a palavra Cristo fala de quem é Jesus de Nazaré, o Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...