sábado, 4 de novembro de 2017

2 Coríntios 11:31

2 Coríntios 11:31 - O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
O DEUS. Esta forma de invocar a Deus neste momento de sua carta, nos fala que Paulo tomava como testemunha, a pessoa mais importante do mundo para autenticar suas palavras. Com isso, o autor dizia para a igreja de Corinto, bem como para seus adversários, que não era uma autoridade apostólica de si mesmo, mas que em suas atividades contava com a aprovação do grande Deus de Israel. Se os falsos apóstolo e obreiros fraudulentos diziam que eram apóstolos de Jerusalém, Paulo era de Deus.

E PAI. O Deus Pai. Desde as profecias messiânicas que as promessas feitas por Deus, usando os seus profetas, era de que o seu Messias seria Filho de Deus. O nascimento de Jesus Cristo é uma comprovação de que Deus era efetivamente seu Pai, uma vez que, Jesus não foi gerado pela intervenção de um pai biológico, mas foi um milagre do Espírito de Deus. Em várias ocasiões do ministério de Cristo Deus testificou disto.

DE NOSSO SENHOR. Antes mesmo do nascimento de Jesus, já era esperado que, ele seria Rei da descendência de Davi. O profeta Daniel também profetizou a respeito do seu eterno governo. O próprio Paulo escrevendo aos Filipenses, ele diz como o Cristo de Deus se tornou Senhor para glória de Deus Pai. A mensagem do evangelho o consagra como Rei dos reis e Senhor dos senhores, isso porque Jesus é príncipe.

JESUS CRISTO. Neste texto, o escritor além de invocar o nome de Deus Pai como testemunha do seu apostolado, ele também faz menção do nome de Jesus Cristo, para afirmar para seus oponentes que também era apóstolo de Cristo. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus, e que dizer Salvador. Já o sobrenome Cristo, nos fala do Messias de Deus, que era o ungido de Deus, bem como o enviado de Deus Pai. O adjetivo Cristo nos ensina da missão redentora do Filho de Deus em prol de sua igreja.

QUE É ETERNAMENTE BENDITO. Tanto Deus Pai, quanto Jesus Cristo são benditos eternamente. Essa era uma terminalização doxológica dos verdadeiros adoradores, em que exaltam o nome do Deus verdadeiro. Paulo fala a respeito de Deus como abençoador, bem como aquele que proporciona o bem-estar de suas criaturas. E isso também pode ser dito sobre Jesus Cristo, ele que veio para abençoar a humanidade.

SABE QUE. Isso era uma forma do escritor dizer que suas palavras eram verdadeiras, e que ele usava de transparência nos seus sentimentos para expressar tudo que estava escrevendo nesta sua carta. Apesar de usar de um momento de glória pessoal, porem, o seu testemunho era veraz, e para isso, ele invocava ao Deus Onisciente como sua testemunha, ele que sabe de todas as coisas e que sonda os corações e as mentes.

NÃO MINTO. Aqueles falsos apóstolos e os obreiros fraudulentos usavam e abusavam do engano, e até certo ponto, os irmãos da igreja de Corinto estavam dando crédito aqueles falsários e mentirosos. Porem, todos daquela igreja sabiam que o apóstolo dos gentios não usava de engano para com nenhum deles. Acima de tudo, o Deus da verdade era quem estava por trás das palavras e do testemunho que Paulo dava sobre sua vida, e seu ministério de apóstolo de Cristo Jesus, enviado aos gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...