segunda-feira, 6 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:2

2 Coríntios 12:2 - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
CONHEÇO UM HOMEM. Ver-se a humildade do autor em não querer dizer que se tratava de sua própria pessoa, que de fato era este homem. O fato de o apóstolo falar de si mesmo como um homem, pode ele estar se contrapondo com seus oponentes que se vangloriavam de serem super-homens ou super-apóstolos, ou ainda super-obreiros. O que Paulo passa a dizer sobre si mesmo é algo que vai além das possibilidades humanas, e poucas pessoas tiveram o privilégio que ele teve.

EM CRISTO. Somente quem está em Cristo Jesus é que tem este privilégio de ser arrebatado e receber visões e revelações dos céus, como o apóstolo dos gentios teve nesta sua experiência com Cristo. “Em Cristo” é uma indicação que alguém tenha aceitado a Cristo como Senhor e Salvador, e com isso a pessoa não mais vive para si mesmo, nem para este mundo enganador, mas sim, vive a fazer a vontade de Cristo.

QUE HÁ CATORZE ANOS. Há quem diga que esta experiência que Paulo teve em seu ministério se deu no início quando ele se dirigiu aos desertos da Arábia, depois de ter um encontro com o Senhor Jesus na estrada de Damasco. Mas, há quem diga que o apóstolo se refira a uma experiência que ele teve bem perto da morte, quando o apedrejaram e ele ficou quase morte, (Atos 14:19), porem, não se tem como saber.

SE NO CORPO, NÃO SEI. Este tipo de experiência realmente leva ao participante a ficar confuso, porque são experiências raras, mas que no Velho Testamento aconteceram com alguns profetas. Geralmente estes acontecimentos se dão em que o espírito da pessoa sai do corpo, e passa a ser guiado aonde o Senhor o quer levar para fazer ver ou ouvir coisas espirituais, que o homem natural não pode alcançar. Essa foi uma experiência tão profunda na vida de Paulo, que ele não sabe explicar.

SE FORA DO CORPO, NÃO SEI. É provável que este arrebatamento na vida de Paulo tenha si dado fora do corpo. A dúvida do escritor se ele foi arrebatado no corpo ou fora do corpo, é porque se trata de um mistério, que certamente ele explicaria quando presente entre os irmãos da igreja de Corinto, quando lá estivesse. Apesar do assunto se tratar de muitas conjecturas, mas os comentaristas dizem que foi fora do corpo.

DEUS O SABE. Essa é uma expressão que fala sobre a Onisciência de Deus, ou seja, Deus sabe e conhece todas as coisas. Essa é uma forma humilde do escritor depositar em Deus todas as suas experiências e depender completamente do Senhor. Paulo quis dizer com isso que, se alguém tiver alguma dúvida destas verdades, pode orar e perguntar a Deus, que o Senhor dará uma resposta sobre isso, sobre a veracidade.

FOI ARREBATADO AO TERCEIRO CÉU. Este tipo de arrebatamento se dá quando o participante entra em estado de estase, em que passa a participar de uma dimensão espiritual tão profunda, que o seu espírito pode sair do seu corpo e ser guiado às dimensões celestiais. Este terceiro céu, nos fala do paraíso, em que o primeiro céu seria o céu atmosférico, o segundo céu seria o céu sideral e o terceiro seria o céu espiritual de Deus. Os judeus acreditavam em sete níveis de céus diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...