segunda-feira, 20 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:8-9

2 Coríntios 13:8-9 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.
PORQUE NADA PODEMOS. Tanto antes, quanto no texto seguinte, o autor desta carta afirma que vai viajar mais uma vez até a cidade de Corinto, e se os problemas que estavam prevalecendo naquela comunidade cristã não fossem resolvidos com antecedência, pelos próprios líderes daquela igreja. Quando lá chegasse, Paulo tomaria as devidas providências para fazer cessar as divisões, o partidarismo e o faccionismo naquela comunidade cristã, nem que para isso, ele agisse com disciplina e exclusão.

CONTRA A VERDADE. De forma que, ainda na fundação daquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios pregou a verdade das doutrinas cristãs para que, aqueles que viviam em pecados deixassem a vida profana pela santidade de vida. Quando Paulo fala, nos que dantes pecaram, é que ainda no tempo em que ele esteve entre os irmãos, já tinham lá os que viviam de forma profana, mas Paulo deu um tempo a eles.

SENÃO PELA VERDADE. Mas com sua chegada, se aqueles transgressores da verdade não tivessem se arrependido e abandonado à vida de promiscuidade, seriam reprovados pela verdade do evangelho. Esta verdade sobre a qual o escritor fala, diz respeito ao evangelho anunciado por Paulo e seus amigos de ministério. Assim sendo, o apóstolo dos gentios iria usar as doutrinas por ele pregadas contra seus oponentes.

PORQUE NOS REGOZIJAMOS. Vejamos o que escreveu Paulo em 2 Coríntios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Enquanto os adversários do escritor lutavam para denegrir a sua imagem e o seu ministério, com isso Paulo não ficava triste, mas se alegrava por sofrer por Cristo.

DE ESTAR FRACOS. Esta fraqueza sobre as quais Paulo se refere, diz respeito às acusações dos seus detratores, que diziam que ele era um homem fraco, sem aparência, debilitado em sua saúde, sem condições financeiras para fazer a obra, porque Paulo não aceitava salário para pregar o evangelho nem fazer a obra de Deus. Além de que, diziam que Paulo não tinha condições de evangelizar o mundo gentílico.

QUANDO VÓS ESTAIS FORTES. A alegria de Paulo era poder olhar para a cidade de Corinto e saber que naquele lugar existia uma igreja forte, isso porque Deus lhe deu condições e força para evangelizar aquele povo. Enquanto isso, seus opositores estavam invadindo aquela igreja, quando ela já estava fundada, mesmo considerando que Paulo era fraco. Mas foi justamente este fraco quem mais trabalhou por ela.

E O QUE DESEJAMOS É A VOSSA PERFEIÇÃO. Neste momento, os pensamentos do escritor retrocedem aos instantes em que ele com muito amor e dedicação pregava o evangelho da verdade para seus filhos na fé naquela cidade. Bem como suas muitas atividades em ensinar as doutrinas cristãs naquela igreja, tudo isso para que os seguidores de Cristo crescessem e se desenvolvessem nas coisas espirituais. Paulo desejava que os seus leitores vivessem a vida de santidade na presença de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...