sexta-feira, 17 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:5-6

2 Coríntios 13:5-6 - Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.
EXAMINAI-VOS A VÓS MESMOS. Como a igreja de Corinto estava envolvida com o partidarismo, e dentro dela haviam várias facções, os que diziam confessar o nome de Cristo estavam mais preocupados em olharem para os defeitos uns dos outros. E o autor percebe que há a necessidade urgente de alertar aos seus filhos na fé, para que dessem uma olhada introspectiva, onde cada um deveria examinar a se mesmo.

SE PERMANECEIS NA FÉ. Há quem diga que o próprio Paulo, que era o pai na fé de todos os seus leitores, já se deixava levar pelas dúvidas se realmente os que faziam parte da igreja cristã de Corinto ainda estava nos caminhos do evangelho. Eles até aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, quando Paulo esteve fundando aquela comunidade crista, porem, não se sabia mais se permaneciam na mesma fé de antes.

PROVAI-VOS A VÓS MESMOS. Este versículo do Novo Testamento encerra uma discussão antiga entre aqueles que defendem a predestinação ou segurança da salvação dos remidos e aqueles que defendem a possibilidade de perda da salvação, por meio da apostasia da fé. O que se pode assegurar é que ambos os lados destas questões tem textos bíblicos que as defendem, sem, no entanto, encontrar harmonia.

OU NÃO SABEIS QUANTO A VÓS MESMOS. Feito o exame de consciência de cada um individualmente, e da mesma forma, cada um individualmente provando a se mesmo se ainda estavam sendo fieis a Cristo. Os leitores de Paulo poderiam chegar a uma conclusão se efetivamente eles ainda continuavam ou não nos caminhos de Cristo. Ninguém tem o direito de julgar os outros, mas cada um sabe de sua condição e fé.

QUE JESUS ESTÁ EM VÓS? O escritor não faz uma afirmativa que Cristo esteja na vida dos seus leitores, mas ele faz uma interrogação, não querendo que eles buscassem responder ao escritor, mas sim, para si mesmos. Está Cristo na vida de alguém é acima de tudo esta pessoa ser um discípulo do Senhor Jesus, e isso implica que a pessoa não mais vive para si mesmo, nem para o mundo, porem, vive para Cristo Jesus.

SE NÃO É QUE JÁ ESTAIS REPROVADOS. Neste caso, e de acordo com o pensamento do apóstolo dos gentios, está reprovado é se encontrar fora dos caminhos do Senhor. É ter apostado da fé, e se Jesus retornasse naquele momento, os leitores desta carta não teriam condições de participar do arrebatamento da igreja remida. Está reprovado e partir desta vida, e em vez de subir para o paraíso, ser levado para o inferno.

MAS ESPERO QUE ENTENDEREIS QUE NÓS NÃO SOMOS REPROVADOS. Do lado dos que faziam parte da igreja cristã de Corinto, que estavam sendo bombardeados pelos adversários de Paulo, já poderiam estar pensando que Paulo e seus amigos de ministério não eram representantes de Cristo. Razão porque o escritor espera que eles não se deixem levar por tais pensamentos, até porque durante a fundação daquela igreja, Cristo deu provas suficientes que estava aprovando o ministério de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...