segunda-feira, 13 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:21

2 Coríntios 12:21 - Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram.
QUE, QUANDO FOR OUTRA VEZ. O autor espera realmente que as coisas melhorem na igreja de Corinto, por isso que mais uma vez, ele está enviando seu amigo de ministério Tito, com outros irmãos, a fim de que antes de sua chegada, houvesse mudanças positivas no comportamento dos seus filhos na fé. Paulo estava determinado em ir mais uma visita à cidade de Corinto, mas queria que ao chegar naquela igreja, pudesse sentir alegria, e não tristeza, angústia ou contrariedades.

O MEU DEUS. Assim como o apóstolo dos gentios aceitava as maravilhas da parte de Deus em seu favor e de seu ministério, tudo como sendo realizações do seu Deus em seu benefício e para o crescimento do evangelho. Da mesma forma, ele também atribuía como permissão de Deus, as coisas desagradáveis que tinha que passar, e isso nos ensina que Deus tem o comando de todas as coisas, e nada foge de seu controle.

ME HUMILHE PARA CONVOSCO. Essa é uma colocação feita pelo escritor que nos soa um tanto estranho. Mas que dentro do pensamento permissivo de Deus, podemos dizer que Paulo em seu senso de humildade, poderia compreender que seus labores em Corinto não fora suficiente para o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos seus filhos na fé. Pode ser que Deus lhe mostre isto nesta visita.

E CHORE POR MUITOS. O que menos o apóstolo desejava era chegar na igreja de Corinto e ver que muitos estavam ou continuavam no erro, e que seus trabalhos, quando da fundação daquela comunidade cristã, bem como de sua visita posterior não fora o suficiente para libertar seus filhos na fé de seus erros mais absurdos. Neste caso, o choro de Paulo era por ver que seus ensinos a estes muitos não surtiram o efeito desejado e que suas atividades discipuladoras tinham sido até então insuficiente.

DAQUELES QUE DANTES PECARAM. Este “dantes”, não temos como saber se refere à vida pregressa dos seus leitores, ou ainda do tempo em que Paulo esteve entre eles, ou ainda depois que Paulo os havia deixado. Há quem diga que “estes” já estavam pecando quando Paulo esteve com eles, mas que o apóstolo deu-lhes um tempo para que se consertassem, mas que quando lá voltasse tomaria as devidas providências.

E NÃO SE ARREPENDERAM DA IMUNDÍCIA. Pela expressão usada pelo escritor nesta sua frase, não houve mudança de vida para tais indivíduos que já eram contumazes em seus pecados de estimação. A cidade de Corinto era conhecida como um antro de prostituição, e muitos dos que se faziam de cristãos naquela igreja, queriam continuar com suas vidas profanas de antes. E isso não poderia ser aceito dentro da igreja.

E PROSTITUIÇÃO E DESONESTIDADE QUE COMETERAM. Tinha lá na igreja de Corinto um grupo que achavam de que era normal se prostituir e até fazer parte do ministério. Para o apóstolo Paulo, esses camaradas estavam sendo desonestos com a verdade do evangelho, porque faziam isto as ocultas, nem aceitavam a disciplina e achavam que tudo isso era normal. Hoje estes problemas são recorrentes nas igrejas modernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...