quarta-feira, 8 de novembro de 2017

2 Coríntios 12:8-9

2 Coríntios 12:8-9 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
ACERCA DO QUAL TRÊS VEZES OREI AO SENHOR. Justamente acerca do espinho na carne, foi que Paulo se dirigiu ao Senhor, certamente solicitando que Cristo lhe ajudasse a se livrar daquele problema de saúde. Uma coisa que aprendemos neste texto é que o escritor fez sua oração ao Senhor Jesus, o que não era permitido pelo judaísmo, mas pelo cristianismo sim, e isso nos fala da divindade do Filho de Deus.

PARA QUE SE DESVIASSE DE MIM. Três vezes o autor faz aquela oração fervorosa ao Senhor Jesus, isso não quer dizer que ele só tenha pedido a Cristo estas três vezes, mas estas foram orações específicas sobre este problema. Provavelmente se lembrado do que Jesus havia dito sobre as vãs repetições, o apóstolo dos gentios não quis insistir em sua campanha de oração, com o objetivo de alcançar a sua cura sobrenatural.

E DISSE-ME: A MINHA GRAÇA TE BASTA. Até porque, houve uma resposta da parte de Cristo sobre este negócio, que foi: A minha graça te basta. Esta resposta da parte do Senhor Jesus para Paulo foi o suficiente para que ele entendesse que a resposta era negativa, no que diz respeito a não libertá-lo daquele problema. Nem sempre a resposta de Deus vai ser positiva, no sentido de atender aos nossos desejos pessoais.

PORQUE O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. No caso de Paulo, Cristo estava lhe dizendo que, aquela sua fraqueza, era permitida da parte do Senhor para que ele não se gloriasse. Além de que, por meio de sua fragilidade, ele dependesse mais e mais do poder de Deus, que estava a sua disposição, a fim de que o nome do Senhor Jesus fosse exaltado. De forma que, o problema tinha sua utilidade neste caso.

DE BOA VONTADE, POIS. Muitas das coisas que Deus permite em nossa vida, humanamente falando, não têm lógica, e nem adianta tentar entender com a sabedoria humana. Porem, se a vontade de Deus é que passemos determinadas situações difíceis, basta então a nós aceitar de boa vontade as determinações e as concessões de Deus para conosco. Isso porque, no final das contas Deus é glorificado.

ME GLORIAREI NAS MINHAS FRAQUEZAS. É difícil? Até demais! E eu diria que é humanamente falando irracional se pensar desta forma. Todavia, as nossas limitações, as nossas fraquezas, as enfermidades permitidas por Deus, em grande parte é para que venhamos a depender absolutamente do Senhor. Por isso que é compreensível que grandes homens de Deus, tenha que passar grandes provações e testes difíceis.

PARA QUE EM MIM HABITE O PODER DE CRISTO. O cristianismo não permite a idolatria de nenhum ser humano, seja de quem for, nem mesmo dos grandes heróis da fé. Mediante as virtudes depositadas na vida de Paulo, ele poderia se vangloriar de ser mais importante do que tudo mundo. Mas como Deus não dá sua glória a ninguém, ele permitia que o apóstolo dos gentios fizesse sua obra em meio as grandes dificuldades, e dentro deste parâmetro é que ele diz que, o poder pertence a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...