segunda-feira, 20 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:11

2 Coríntios 13:11 - Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.
QUANTO AO MAIS, IRMÃOS. O autor quis dizer que já tinha escrito o suficiente e que se dava por satisfeito com suas exortações e recomendações, apenas queria de resto expressar seus desejos quanto aos seus filhos na fé. Tratando seus leitores de irmãos, o escritor dá uma refrescada em suas exortações mais severas, a fim de terminar esta sua missiva de bem com os destinatários de sua carta. Na igreja primitiva, todos os cristãos se consideravam irmãos uns dos outros, por serem todos filhos de Deus.

REGOZIJAI-VOS. A leitura do restante desta carta, principalmente dos últimos quatro capítulos, chamada de carta severa, fez com que os seus leitores se tornassem tristes ou até com raiva do escritor. No entanto, Paulo, até certo ponto brica com eles, ao solicitar que se alegrassem. Apesar dos muitos defeitos apontados pelo apóstolo dos gentios, quanto aos seus leitores, porem, nem tudo estava perdido e havia esperança.

SEDE PERFEITOS. Neste ponto, Paulo se recorda dos momentos em que, noite e dia se dedicara ao discipulado cristão para ver que seus filhos na fé na igreja de Corinto se desenvolvessem no nível espiritual. O novo nascimento é um passo muito importante no crescimento espiritual, juntando-se a isso a regeneração, tendo procedimento na santificação. O escritor fala da renúncia às coisas deste mundo para se dedicar a Deus.

SEDE CONSOLADOS. Mesmo tendo escrito recomendações severas e exortações duras, mas o objetivo de Paulo era o bem de todos os seus leitores. Naquilo que porventura, alguém achou que ele falou de forma mais severa, o apóstolo deseja que até suas exortações sirvam de consolo e conforto aos seus filhos na fé. O desejo de Paulo era que Deus desse motivo suficiente para que os irmãos se animassem em tudo.

SEDE DE UM MESMO PARECER. O escritor não poderia encerrar sua carta, sem esta solicitação aos irmãos de Corinto, uma vez que, aquela igreja vinha atravessando momentos difíceis, quanto às divisões, facções e partidarismo. O apóstolo dos gentios queria mesmo era que todos os seguidores de Cristo se unissem aos mesmos objetivos, até porque serviam ao mesmo Deus e tinham um mesmo Salvador, Jesus.

VIVEI EM PAZ. Os chamados falsos apóstolos e que também eram obreiros fraudulentos, desde que haviam chegada a igreja de Corinto, que vinham semeando a guerra entre os irmãos. Todos tinham perdido a paz e o sossego, virando-se uns contra os outros, como em um campo de batalha. Paulo desejava que a harmonia reinasse outra vez entre todos, como demonstração de amizade e amor fraternal.

E O DEUS DE AMOR E DE PAZ SEJA CONVOSCO. Bastava que os leitores desta carta tomassem o exemplo do Pai celeste para que todas as coisas se harmonizassem naquela comunidade cristã. Deus é amor, e deu prova disto, quando enviou seu unigênito Filho para redimir a humanidade. Deus também é de paz, quando permitiu que seu Filho Jesus servisse de propiciação a fim de produzir a reconciliação com todos. O que mais os irmãos precisavam era da presença de Deus entre todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...