segunda-feira, 20 de novembro de 2017

2 Coríntios 13:10

2 Coríntios 13:10 - Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição.
PORTANTO, ESCREVO ESTAS COISAS ESTANDO AUSENTE. O autor fala sobre o conteúdo propriamente dito, desta sua segunda epístola aos Coríntios, expondo seus pontos de vista, sobre os assuntos por ele abordados nesta missiva. Paulo era um missionário e ministro do evangelho muito ocupado em suas atividades no reino de Cristo. Ele não parava em momento algum, mas estava sempre em atividades evangelísticas, bem como ensinando as doutrinas cristãs, por isso escreveu muito.

PARA QUE, ESTANDO PRESENTE. São duas grandes missivas escritas pelo apóstolo dos gentios aos coríntios, porem, em se tratando desta segunda carta, o apóstolo estava escrevendo para que, suas exortações preparassem o ambiente antes de sua presença pessoal. O escritor esteve em Corinto, quando da fundação daquela comunidade cristã, bem como em uma segunda visita, e agora desejava ir lá outra vez.

NÃO USE DE RIGOR. Na sua segunda visita a igreja de Corinto, o apóstolo percebeu que naquela igreja existiam muitas pessoas que mesmo fazendo parte do povo de Deus, mas viviam de forma profana. Deu um tempo para que tais pessoas deixassem seus pecados de estimação. Todavia, quando chegasse naquela igreja, Paulo deveria tomar as devidas providências, no sentido de que, tais pessoas fossem disciplinadas.

SEGUNDO O PODER. Paulo afirma em seus escritos que foi chamado diretamente por Cristo para ser apóstolo dos gentios, e sua chamada foi confirmada por Deus, por meio do poder e autoridade que lhe foram outorgadas pelo Senhor. Apesar de não ter o devido apoio das lideranças da igreja matriz de Jerusalém, mas, o apóstolo Paulo, por onde passava fazendo seus trabalhos em prol do reino de Deus, sua autoridade apostólica era confirmada pelo Espírito de Deus, com poder e muitas maravilhas.

QUE O SENHOR ME DEU. A partir do momento de seu encontro com Cristo na estrada de Damasco, que o apóstolo buscou com todo empenho e dedicação plena comunhão com Deus. Com isso, Cristo se fazia presente na vida de Paulo, isso porque, ele não mais vivia para si mesmo, mas procurava de todas as formas glorificar o nome de Cristo. O Senhor Jesus capacitou a Paulo de forma extraordinária e marcante.

PARA EDIFICAÇÃO. De forma que, o apóstolo dos gentios usava da autoridade e da capacidade que Deus lhe conferiu para edificação das vidas das pessoas que ele se deparava em sua trajetória. Nenhum outro dos apóstolos foi tão eficaz em seus ministérios, o quanto foi Paulo, na evangelização e fundação de igrejas no mundo gentílico. Enquanto os apóstolos evangelizavam Israel, Paulo evangelizava o mundo.

E NÃO PARA DESTRUIÇÃO. Enquanto Paulo trabalhava e se gastava na edificação e no desenvolvimento do reino de Cristo em todas as partes do mundo, seus adversários, os líderes legalistas da igreja matriz, procuravam destruir a obra feita pelo apóstolo dos gentios, quando semeavam discórdias e divisão nas igrejas. A igreja de Corinto era um bom exemplo das boas atividades evangelísticas de Paulo, em prol do reino de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...