quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Lucas 1:10-11

Lucas 1:10-11 - E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E TODA A MULTIDÃO. O povo de Israel era uma gente de cultura religiosa, até das leis constitucionais e sociais eles faziam disto preceitos religiosos. Isso significa dizer que tudo para eles era motivo de celebração ao Senhor. Quanto mais as festas e celebrações que eram realizadas no templo. Sempre que havia estes eventos, onde os sacerdotes faziam às celebrações dos turnos dos sacerdotes as multidões se aglomeravam para sacrificarem ao seu Deus e oferecerem incensos e ofertas de manjares. Este era mais um dia de comunhão com o Deus de Israel para o povo.

O POVO ESTAVA FORA. Enquanto o sacerdote que oferecia o incenso estava no átrio interior, o povo ficava fora no pátio exterior fazendo suas orações a o seu Deus. Ali ficavam os que iam sacrificar ao Deus de Israel, com seus animais, aves, flor de farinha, manjares, incenso e etc. Cada um da multidão com suas intenções, uns em busca o perdão por suas falhas e outros em ações de graças pelos favores recebidos da parte do Deus Criador. Isso tudo era uma rotina na vida do povo Judeu, uma vez que o incenso era oferecido duas vezes por dia.

ORANDO. Enquanto o sacerdote executava suas tarefas para as quais era designado pelo presidente do templo, ou sumo sacerdote, o povo se ocupava no pátio exterior do templo em suas orações silenciosas, com o pensamento absolutamente ligado naquilo que era a causa do seu sacrifício. Entregando a Deus suas petições e ao mesmo tempo invocando ao Deus de Israel para que recebesse suas ofertas de gratidão pelas bênçãos recebidas e de expiação pelas falhas cometidas.

A HORA DO INCENSO. Este era um momento especial desta celebração dos turnos sacerdotais. Onde o sacerdote se encontrava com o incensário na mão, em sacrifício de mediação entre Deus e o povo. Na antiga aliança de Deus com Israel a figura do sacerdote tinha um papel muito importante na mediação que fazia pelo povo perante Deus. Isso teve início quando ainda era o tabernáculo, depois foi feito no primeiro e segundo templo de Jerusalém, até que veio a nova aliança de Deus com o mundo por meio do Messias, Jesus Cristo, que passou a ser único mediador entre Deus e os homens.

UM ANJO DO SENHOR. A palavra anjo do Senhor que dizer: Mensageiro de Deus. Em toda a extensão das santas escrituras são notáveis as atividades destes seres celestiais. Os anjos de luz estão a serviço de Deus e do seu reino, assim como também a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 2:14). São seres invisíveis que estão ao nosso redor (Salmos 37:5), mas que em muitos casos foram vistos por pessoas pela permissão de Deus para executarem tarefas especiais. Existem também os anjos das trevas que são os demônios e o príncipe das trevas que é Satanás.

APARECEU-LHE POSTO EM PÉ, À DIREITA DO ALTAR DO INCENSO. O anjo do Senhor apareceu a Zacarias quando ele estava oferecendo o incenso ao Senhor e intercedendo pelo povo. Essas epifanias angélicas ou aparições de anjos de Deus são comuns nas histórias religiosas do povo de Deus. Sempre que necessário eles aparecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...