quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lucas 1:79

Lucas 1:79 - Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
PARA ILUMINAR. Este é um texto que dá continuidade ao que Zacarias vinha falando. E o que ele tinha falado? Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou. Ele tinha falado sobre a intervenção de Deus na história da humanidade. Porque na verdade o que estava para acontecer com a implantação da nova aliança de Deus por meio do Messias prometido tinha objetivo que era para iluminar alguém em seu entendimento. Os Judeus estavam tão apegados aos rituais da lei que não tinham entendimento de que Deus estava agindo com uma nova ordem das coisas. Um novo tratado do espírito e não da letra.

AOS QUE ESTÃO ASSENTADOS. A quem as boas novas do evangelho irão iluminar? Aos que estão assentados. A posição de assentado nos fala de bem acomodado. É uma posição de relaxamento. Justamente o que estava acontecendo com os Judeus. Eles estavam satisfeitos em cumprirem o legalismo da legislação mosaica ao ponto de acharem de que estava tudo bem e que as coisas eram assim mesmo. Quando no fundo no fundo eles precisavam mesmo era de uma nova aliança com Deus. E João Batista falava sobre esta nova aliança, enquanto que Cristo foi o seu executor.

EM TREVAS. O evangelho estava começando a raiar para iluminar os que estavam assentados em trevas. Essa era a condição espiritual na qual se encontravam os Judeus. Bem antes deste tempo do começo de uma nova dispensação, eles se desviaram do seu Deus, razão porque tiveram que passar pelos cativeiros assírio, Babilônico e agora estavam sob o julgo de Roma. Afastados de Deus e longe da luz divina, em profundas trevas da alienação.

E NA SOMBRA DA MORTE. Esta na sombra é uma situação de acomodação. E esta na sombra da morte é aceitar que não pode se mover no sentido de inatividade. Os Judeus nesta época não queriam tomar nenhuma atitude para sair do estado de morte espiritual na qual se encontravam. Cristo como sol da justiça divina estava iluminando esta região da sombra da morte para dar vida e vitalidade. Ele veio justamente para tirar Israel e todo aquele que nele crer da neutralidade e da nulidade que a morte espiritual ocasiona nas pessoas.

A FIM DE DIRIGIR OS NOSSOS PÉS. A visita do alto significa a vinda de Deus para socorrer a humanidade por meio do Emanuel, ou seja, Deus conosco. A fim de dirigir os nossos pés. Com a chegada do Messias e a implantação da nova aliança de Deus com os seres humanos. Uma nova direção era apontada rumo à perfeita comunhão com o Criador, trazendo a humanidade de volta aos braços de Deus. Por isso que é certo dizer que são incalculáveis os benefícios para toda a criação com a nova aliança.

PELO CAMINHO DA PAZ. O resultado desta chegada de Deus entre os homens, o Emanuel, Deus conosco, que é o mesmo que Messias de Deus, Cristo, Jesus de Nazaré, foi justamente para nos direcionar para o caminho da paz. E este caminho da paz com Deus foi estabelecido por meio da reconciliação feita por Cristo entre Deus e os homens. E esta reconciliação foi executada pelo sacrifício do Cordeiro de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...