segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lucas 1:69-70

Lucas 1:69-70 - E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo.
E NOS LEVANTOU. Deus quem estava intervindo na história da humanidade com um novo plano de salvação. Era uma nova dispensação que tomava o lugar da antiga, por meio de uma nova aliança de Deus, por meio do Messias prometido. Vendo o Senhor que os seres humanos não acertavam por si só o caminho de volta aos braços do Criador, dada a alienação que era abrangente, então Deus se levantou do seu trono de glória para agir em favor da raça humana. A vinda do Messias era o despertar de Deus para socorrer a humanidade perdida e desgarrada.

UMA SALVAÇÃO. Esta salvação escatológica proferida por Zacarias em consonância ao que já haviam vaticinado os santos profetas de Deus era a promessa de redenção feita pelo Senhor no sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

PODEROSA. Esta salvação poderosa efetuada por Deus tem chegado a todos os recantos do mundo. Ela é poderosa porque não é nacionalista, mas sim, universal e veio para remir não só os seres humanos, mas toda a criação. A salvação de Deus por meio de Cristo é poderosa porque resolveu definitivamente o problema da inimizade entre Deus e os homens por meio da grande reconciliação. Romanos 5:10-11 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

NA CASA DE DAVI SEU SERVO. A vinda do Messias de Deus foi uma promessa feita pelo Senhor a Davi. 2 Samuel 7:14-16 - Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

COMO FALOU PELA BOCA. Deus usou vários profetas para falar a respeito dos tempos futuros que ele estabeleceria com a chegada do Messias ao planeta terra. Hebreus 1:1 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.

DOS SEUS SANTOS PROFETAS DESDE O PRINCÍPIO DO MUNDO. O que estava acontecendo e o que estava para acontecer, já era do conhecimento de todo o Israel. E os profetas eram santos homens de Deus porque eram separados para Deus e estavam ao serviço do Senhor. As profecias falando sobre a vinda do Messias estão bem distribuídas nas sagradas escritura como aviso de Deus sobre um novo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...