sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lucas 1:18-19

Lucas 1:18-19 - Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
ZACARIAS. A palavra Zacarias significa “Javé se lembra”. Ele servia no templo de Jerusalém como sacerdote no turno de Abias quando recebeu a incumbência de ser o pai daquele que veio a ser o precursor do Messias. Como qualquer sacerdote da antiga aliança estava a serviço do Deus de Israel, intercedendo pelo povo e realizando os sacrifícios e rituais que a legislação mosaica determinava. O próprio nome de Zacarias tinha em tese um significado especial, porque Deus se lembrou do seu povo e quebrou o silencia profético, enviando o último profeta da antiga dispensação e o primeiro da nova aliança do Senhor com a humanidade. Esse profeta foi João Batista.

ANJO DO SENHOR. A palavra anjo do Senhor que dizer: Mensageiro de Deus. Em toda a extensão das santas escrituras são notáveis as atividades destes seres celestiais. Os anjos de luz estão a serviço de Deus e do reino de Cristo Jesus, assim como também a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 2:14). São seres invisíveis que estão ao nosso redor (Salmos 37:5), mas que em muitos casos foram vistos por pessoas pela permissão de Deus para executarem tarefas especiais. Existem também os anjos das trevas que são os demônios e o príncipe das trevas que é Satanás.

ZACARIAS JÁ ERA VELHO. Há que diga que o velho sacerdote já tinha 100 anos quando veio a gerar João Batista, o precursor do Messias. Geneticamente falando é muito difícil e quase impossível que um homem desta idade tenha vitalidade em seus cromossomos para que haja uma fecundação. Sem falar na disposição sensual de um homem de 100 anos que já não é a mesma de quando mais novo.

IZABEL ERA AVANÇADA EM IDADE. O problema maior não era com Zacarias, e sim, com sua mulher Izabel, que segundo os comentaristas mais antigos afirmam de que ela já contava com seus 90 anos de idade. Além do mais era estéril, e não podia gerar um filho. Humanamente falando é praticamente impossível uma mulher, que além de estéril, nesta idade dar a luz uma criança, só um milagre da parte de Deus.

EU SOU O ANJO GABRIEL, QUE ASSISTO DIANTE DE DEUS. O nome Gabriel significa “Homem de Deus” (Daniel 8:6 e 9:21). Somente dois anjos recebem nome nas sagradas escrituras, a saber: Gabriel e Miguel (Lucas 1:19 e Apocalipse 12:7). Segundo as tradições judaicas Gabriel era o guardião dos tesouros sagrados. Gabriel é o mensageiro de paz e da restauração. Também é um dos sete anjos que assiste diante de Deus (Apocalipse 1:4).

FOI ENVIADO A FALAR-TE E DAR-TE ESTAS BOAS NOVAS. O anjo Gabriel como mensageiro de Deus foi enviado pelo Senhor para trazer estas boas novas ao sacerdote Zacarias. Mesmo sendo quase impossível que ele gerasse um filho e principalmente sua mulher Izabel que além de estéril era de idade avançada. O anjo do Senhor falou que Deus era capaz de fazer um milagre para que o impossível se tornasse possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...