segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Lucas 1:44-45

Lucas 1:44-45 - Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
AO CHEGAR AOS MEUS OUVIDOS. Até aquele momento Isabel estava se escondendo de todas as pessoas. Os seus vizinhos e conhecidos sabiam que ela era estéril e ainda por cima avançada em idade. E dizer que estava esperando um filho naquelas circunstâncias seria motivo de mangação. Isolada de todas e sem poder ouvir a voz de Zacarias porque ele estava mudo até o nascimento do menino. De repente ela ouve a voz de sua prima Maria lhe cumprimentando.

A VOZ DA TUA SAUDAÇÃO. Não se sabe ao certo que tipo de saudação Maria usou naquele momento ao cumprimentar a sua prima Isabel. Provavelmente foi uma saudação do estilo judaico, tal como: Paz de Deus. Já a saudação adotada pelos cristãos primitivos conforme as cartas de Paulo era: Graça e paz. Nos dias de hoje cada denominação adota o seu próprio tipo de saudação. Enquanto que os não religiosos se cumprimentam com: bom dia, boa tarde, boa noite, tudo bem e etc.

A CRIANCINHA. Ouvindo Isabel a saudação de Maria, ouve uma reação no seu ventre com a criancinha que agora contava com os seus seis meses. Esta criancinha a que se refere o Dr. Lucas diz respeito ao precursor de Cristo Jesus, João Batista. A sua vinda ao mundo havia sido predita pelo profeta Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Ainda não havia nascido, mas o seu destino já estava traçado como aquele que prepararia o caminho para a chegada do salvador da humanidade, Jesus de Nazaré.

SALTOU DE ALEGRIA NO MEU VENTRE. Geralmente as mães só começam a sentir os pequenos movimentos dos seus bebês mais ou menos com seis meses, que era no caso de Isabel que estava no final do segundo trimestre e início do terceiro. Porem, estes movimentos são muito pequenos e sutis. Com Isabel foi diferente, ela sentiu realmente que o menino deu um salto, de alegria. Em termos alegóricos, podemos conjecturar de que aquela era a saudação de João Batista a Jesus de Nazaré.

BEM-AVENTURADA A QUE CREU. Os incrédulos não tem um estado permanente de felicidade, porque quando chegam aos seus limites se desesperam e tomam atitudes radicais que prejudicam aos outros ou a si próprios. Os que acreditam em Deus sabem de que tem a possibilidade de vivenciarem os impossíveis, porque para o nosso Deus nada é impossível. Isabel acreditou que podia ser mãe, mesmo sendo estéril e idosa. Maria acreditou que poderia ser mãe, mesmo sendo virgem e sem conhecer nenhum homem sensualmente falando, apesar de ser desposada com José.

POIS HÃO DE CUMPRIREM-SE AS COISAS QUE DA PARTE DO SENHOR LHE FORAM DITAS. Tudo aquilo que está relacionado às promessas e as palavras ditas por Deus hão de se cumprirem. Deus é fiel em cumprir aquilo que ele promete. A fidelidade de Deus é algo real na vida daqueles que nele esperam. E a sua fidelidade é incondicional, ainda que sejamos infiéis ele permanece fiel, porque não pode negar-se a se mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...