sábado, 25 de janeiro de 2014

Lucas 1:66

Lucas 1:66 - E todos os que as ouviam as conservavam em seus corações, dizendo: Quem será, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
E TODOS OS QUE AS OUVIRAM. Esta colocação foi feita pelo escritor deste evangelho se referindo ao que tinha citado anteriormente. E veio temor sobre todos os seus vizinhos, e em todas as montanhas da Judéia foram divulgadas todas estas coisas (Lucas 1:65). Era o início prático e não simplesmente profético das boas novas do evangelho de Cristo Jesus. A começar por João Batista que era o precursor do Messias prometido. A chegada do pregador do deserto já despontava na mente dos mais esperançosos de Israel um sinal evidente que Deus estava tratando de implantar uma nova dispensação com a humanidade.

AS CONSERVAVAM. Esta é uma expressão bíblica que se refere à credibilidade que se dar a certos fatos notórios que o desenrolar das intervenções de Deus vão acontecendo. A mais de 400 anos que o silêncio profético do Senhor era o que prevalecia em Israel, com isso, aqueles que eram tementes ao Deus verdadeiro estavam atentos a qualquer sinal religioso que indicasse uma comunicação entre os céus e a terra. Eis a razão porque este fato sobre o nascimento de João Batista e como tudo aconteceu chamava a atenção dos que tomaram conhecimento.

EM SEUS CORAÇÕES. O que estava acontecendo com o sacerdote Zacarias e com sua mulher Isabel, com o nascimento do menino João Batista era algo de significado muito claro que coisas maiores estavam para acontecer em Israel. O povo Judeu estava em uma situação de penúria e ao mesmo tempo de revolta por causa do julgo de Roma. Certamente muitos dos filhos de Israel estavam pedindo ao Senhor Deus dos Hebreus que fizesse alguma coisa no sentido de intervir na história de sofrimento pelo qual eles vinham passando com muita humilhação.

QUEM SERÁ, POIS. Os Judeus eram um povo que realmente acreditavam nas profecias e nas promessas de Deus. Nesta época havia nos mais cheios de esperança a confiança de que Deus enviaria um profeta, um rei e o Messias. O nascimento do menino João, filho de Zacarias e Isabel, gerou uma expectativa de quem seria este homem que acabará de nascer em Israel. Desde então começaram as especulações sobre quem seria o menino João. Até que já no final do seu ministério mandaram uma comissão para saber quem era ele, se seria o Cristo, e ele respondeu: Não sou o Cristo.

ESTE MENINO? Este menino não era o profeta do qual falou Moisés em (Deuteronômio 18:15,18). Não era o rei da descendência de Davi que está escrito em (2 Samuel 7:14-16). Tão pouco ele era o Messias de Deus profetizado por (Isaías 7:14). Este menino era a voz que clama no deserto. Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda ao nosso Deus.

E A MÃO DO SENHOR ESTAVA COM ELE. Deus tinha negócio com a vida de João Batista e isso foi demonstrado desde que ele era ainda menino. É perceptível e não tem como negar quando o Senhor está presente na vida de uma pessoa. Essa graça de Deus na vida dos seus escolhidos é contagiante ao ponto de outras pessoas perceberem. Essa expressão quer dizer que o poder de Deus estava com João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...