sábado, 25 de janeiro de 2014

Lucas 1:64-65

Lucas 1:64-65 - E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus. E veio temor sobre todos os seus vizinhos, e em todas as montanhas da Judéia foram divulgadas todas estas coisas.
E LOGO A BOCA SE LHE ABRIL. O texto se refere ao sacerdote Zacarias, pai de João Batista e o esposa de Isabel. O fato é que estava ele servindo ao Senhor no templo em Jerusalém, como sacerdote do turno de Abias, que era o oitavo turno (1 Crônicas 24:10). Quando lhe apareceu junto ao altar do incenso um anjo chamado Gabriel o qual lhe comunicou que sua mulher ia dar a luz um filho. Ao que tudo indica Zacarias duvidou do mensageiro de Deus, por conseguinte recebeu uma repreensão, e ficou mudo até este momento. Mas era chegada a hora do fim da sua prova e ele voltou a falar. Porque Deus estava realizando mais um milagre em seu benefício.

E A LÍNGUA SE LHE SOLTOU. Descobrimos neste ponto da narrativa do evangelista Lucas que o problema na fala do sacerdote Zacarias era uma deficiência nas articulações dos músculos da língua. É provável que Zacarias teve uma patologia temporária nas alterações de fala de origem musculoesquelético. Geralmente este tipo de alteração nas alterações da fala decorre dos problemas fonológicos. Com atrofiamento dos músculos que compõe a língua tendo como consequência a perda da fala, seja do tipo permanente ou temporário.

E FALAVA, LOUVANDO A DEUS. É como se o velho sacerdote estivesse com a língua presa, sem poder falar. Todavia, mais um milagre além dos que já haviam acontecido se dava, desta vez na saúde do sacerdote Zacarias. E as suas primeiras palavras foram de louvor ao seu Deus pelos benefícios recebidos. Temos neste ponto do evangelho de Lucas mais uma doxologia em forma de louvor. Certamente o pai de João Batista ficou cheio do Espírito de Deus e em gratidão exaltava ao Senhor seu Deus, motivo maior de tanta felicidade em seu lar.

E VEIO TEMOR SOBRE TODOS OS SEUS VIZINHOS. Este temor expresso pelo escritor deste evangelho não é a mesma coisa que medo. Porem, esse é o temor reverente ao Deus que estava realizado na vida de Izabel e Zacarias tantas coisas maravilhosas. Conforme as tradições cristãs Zacarias já tinha seus 100 anos de Idade, portanto muito difícil de gerar um filho. Já sua mulher Isabel tinha seus 90 anos, além do mais era estéril e não podia gerar uma criança em seu ventre. Por fim, Zacarias estava há quase um ano sem poder falar, mais agora por meio de um milagre voltou a falar.

E EM TODAS AS MONTANHAS DA JUDÉIA. Estes fatos não ficaram modulados somente na circunvizinhança onde moravam Zacarias e Izabel. A repercussão foi tão grande que começou a se espalhar por toda a região montanhosa da Judéia, conhecida como Hebron. E a título de hoje sobre tudo planeta terra. A Judéia dos tempos de Cristo compreende aquela parte da palestina para onde voltaram os filhos de Israel ao regressarem do cativeiro Babilônico.

FORAM DIVULGADAS TODAS ESTAS COISAS. As boas novas que Deus estava realizado se propagavam rapidamente como sinais de que era o tempo da chegada de uma nova dispensação por meio da vinda do Messias de Deus como salvador da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...