domingo, 19 de janeiro de 2014

Lucas 1:42-43

Lucas 1:42-43 - E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
E CLAMOU COM GRANDE VOZ. Isabel já havia alguns meses sem ouvir quem quer que seja, porque ela estava escondida de todos os seus vizinhos e conhecidos há seis meses, desde que tinha se sentido grávida de João Batista. Seu esposo o sacerdote Zacarias também não falava porque estava mudo, desde que duvidou do anjo de Deus, que Isabel, mesmo estéril e avançada em idade ficaria grávida de um menino. Quando ouviu a voz de Maria, ficou tão alegre que fora cheia do Espírito Santo. E cheia do Espírito de Deus, começou a gritar de alegria e profetizar.

BENDITA ÉS TU. Esta palavra bendita quer dizer bem-aventurada. Isabel se dirigiu a jovem Maria e a chamou de bem-aventurada porque foi à escolhida para ser a mãe de Jesus de Nazaré, o salvador. Isabel expressa um feito de grande alegria, se ela estava feliz em ser a mãe do precursor, imagine ser mãe do Messias que havia de vir ao mundo para salvar a humanidade. Dizia Isabel a Maria, você foi à sortuda de ter sido chamada para cumprir esta tão grande missão.

ENTRE AS MULHERES. Assim como Maria, que era virgem. Existiam inúmeras outras jovens também em Israel esperando ser a mãe do Cristo de Deus. Alguns comentaristas mais antigos conjecturam de que havia uma expectativa tão forte da vinda do Messias nesta época, que muitas virgens de Israel deixaram até de se casarem na esperança de que poderiam ser a mãe do salvador. Porque a promessa era de que uma virgem conceberia e daria a luz o Messias (Isaías 7:14). E dentre estas inúmeras jovens israelitas, Maria foi à bendita escolhida para ser a mãe de Jesus.

BENDITO O FRUTO DO TEU VENTRE. Agora, a verdade verdadeira era que muito mais bendito ou bem-aventurado era o fruto do ventre de Maria. Como Isabel estava cheia do Espírito Santo, e a ela foi revelado que Maria estava grávida do Cristo de Deus. O mesmo Espírito que gerou a Jesus no ventre da jovem Maria de Nazaré era o mesmo Espírito de Deus que fazia Isabel falar que Maria estava gestante do salvador do mundo. Com isso tanto Isabel, como Zacarias ficaram sabendo de que o Messias estava para nascer em Israel. O Emanuel estava para se manifestar na terra.

DE ONDE ME PROVEM ISTO A MIM. Isabel se achou privilegiada de receber a visita inesperada de sua prima Maria. Com estas palavras a idosa mulher do sacerdote se sentia feliz e mais que contente com a chegada de Maria em sua moradia. Ainda mais nestas circunstâncias, em que ela estava grávida de João Batista, o precursor do Messias e sua querida prima Maria, que também estava esperando um filho, que era nada menos do que o próprio Cristo de Deus e salvador da humanidade.

QUE VENHA VISITAR-ME, A MÃE DO MEU SENHOR. Isabel, desde que havia ficado grávida de João Batista, que estava isolada de todos e de tudo. Certamente, se protegendo de ser ridicularizada se dissesse que estava esperando um filho, naquela idade, além de ser estéril. Se antes Maria era bem vinda, agora muito mais. Ela estava se sentindo sozinha e a visita de Maria lhe provocou muita alegria mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...