quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Lucas 1:57-58

Lucas 1:57-58 - E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela.
E COMPLETOU-SE PARA ISABEL. Isabel era a mulher de Zacarias o sacerdote da turma de Abias. Ela também era da linhagem sacerdotal, isso quer dizer que era da tribo de Levi de onde saiam todos os sacerdotes de Israel. Era uma mulher justa diante de Deus e que veio a ser a mãe do grande profeta, João Batista. Ela, assim como seu esposo, morava na região montanhosa da Judéia. Era uma mulher estéril que não podia gerar filhos, mas que já na sua velhice veio a ficar grávida e dar a luz um menino mediante um milagre da parte de Deus. Ficou por vários meses oculta dos vizinhos e parentes no primeiro semestre de sua gravidez, certamente com receio de que ninguém acreditasse nela.

O TEMPO DE DAR A LUZ. Era chegado o tempo de o Messias vir a terra. Por isso que Deus enviou antes dele o seu precursor, João Batista. Zacarias o pai de João batista estava ministrando no templo em Jerusalém, quando lhe apareceu o anjo Gabriel para lhe avisar de que sua mulher Isabel ia ter um filho. Voltando Zacarias para casa, sua mulher realmente ficou grávida, mesmo sendo estéril e avançada em idade. Conforme a palavra dita pelo anjo tudo transcorreu dentro de suas normalidades, até que chegou o tempo de Isabel dar a luz um menino.

E TEVE UM FILHO. Naquela época não tinha como hoje os avanços tecnológicos para saber se uma criança era do sexo feminino ou masculino antes do seu nascimento. No entanto, como o anjo havia dito que seria um menino assim foi. Um filho varão veio ao mundo e este era nada mais do que o precursor do Messias de Deus. O seu nascimento já havia sido profetizado pelo profeta Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. O filho de Zacarias e de Isabel gerou uma grande expectativa em Israel, ao ponto de pensarem os líderes religiosos de que ele poderia ser o Messias. Mas ele disse que não era o Cristo.

E OS SEUS VIZINHOS E PARENTES OUVIRAM QUE DEUS TINHA USADO PARA COM ELA. Isabel ficara oculta durante a sua gestação e os seus parentes e vizinhos não acreditaram que ela estivesse grávida de uma criança. Certamente pensaram de que a sua barriga crescendo poderia ser um tumor ou algo parecido. Uma vez que ela era estéril e se nunca teve condições de gerar um bebê quando ainda era mais jovem como que agora, depois de avançada em idade poderia ter uma criança? Mas, de repente ouviram falar de que ela tinha tido um filho. Quem sabe ouviram o choro da criança?

DE GRANDE MISERICÓRDIA E ALEGRARAM-SE COM ELA. Realmente o que aconteceu com Isabel foi a grande misericórdia de Deus manifesta. Ela diz: Lucas 1:25 - Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens. Somente um milagre da parte de Deus para que uma mulher estéril e já na idade de Isabel ficasse grávida. O feito foi tão maravilhoso que chamou a atenção de todos os que moravam naquela região. E muitos vieram ver e se alegrar com o milagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...