segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Lucas 1:3

Lucas 1:3 - Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio.
PARECEU-ME TAMBÉM. O Dr. Lucas era um médico que se havia convertido ao cristianismo, e que vinha observando criteriosamente os fatos que haviam ocorrido desde a entrada na terra do Messias de Deus, coisa que o despertou a escrever este evangelho. Os fatos narrados pelo seu evangelho como também pelo de Marcos que já estava em circulação nesta época já eram bem conhecidos de todos em Israel e na palestina. Todavia o evangelista Lucas desejava que estes fatos fossem muito além das fronteiras do oriente médio.

A MIM CONVENIENTE. Usando mais uma vez o indicativo pessoal, o evangelista nos faz entender que este empreendimento de escrever este tão valioso evangelho não partiu de ninguém, nem mesmo do grupo apostólico, mais era um projeto pessoal do Dr. Lucas, agora, é claro com a direção de Deus. Sendo ele um homem de cultura e saber, pareceu-lhe conveniente usar o seu talento de conhecedor do grego coiné e de escritor para registrar a história de Cristo Jesus na terra.

ESCREVÊ-LOS A TI. Nesta época existiam muitos escritores dos mais variados temas, inclusive religiosos. Os escritores dos temas ligados à religião eram chamados de escribas. Muitos outros escritores tentaram escrever obras parecidas com o evangelho de Lucas, porem, até este momento só uma tinha a veracidade e a aprovação do ministério apostólico que foi o evangelho de Marcos. Agora, Lucas que era muito ligado às lideranças da igreja escreveu esta obra, do evangelho segundo Lucas.

Ó EXCELENTE TEÓFILO. Descobrimos neste ponto o destinatário deste tratado, que de princípio era uma correspondência enviada pelo Dr. Lucas a um amigo seu chamado de Teófilo. A palavra excelente, diz respeito a um título, que ao que tudo indica se refere a uma alta autoridade do império romano. Seu nome significa: “Aquele que ama a Deus, ou amigo de Deus”. Ele foi à pessoa a quem Lucas dedica o seu Evangelho ( Lucas 1:3) e os Atos dos Apóstolos (Atos 1.1).

POR SUA ORDEM. Esta expressão não diz respeito a uma ordem cronológica dos fatos. Mais sim, ter a certeza de que aquilo que estava sendo escrito tinha a sua veracidade. As narrativas feitas por Lucas eram verdadeiras e comprovadas na realidade dos fatos.

HAVENDO-ME JÁ INFORMADO MINUCIOSAMENTE. O Dr. Lucas cuidou pessoalmente em constatar em loco tudo aquilo que ele estava escrevendo. E o que ele estava informando ao seu amigo Teófilo era a mais perfeita verdade.

DE TUDO DESDE O PRINCÍPIO. Quando ele diz desde o princípio, se refere ao tempo que retrocede até o anuncio do nascimento de João batista como o precursor do Messias. Como também e principalmente o nascimento de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...