sábado, 18 de janeiro de 2014

Lucas 1:39-40

Lucas 1:39-40 - E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.
UMA NOVA SECÇÃO DO EVANGELHO DE LUCAS. O evangelista Lucas como era cuidadoso em fazer com detalhes as suas narrativas sobre tudo o que havia acontecido com a vinda do Messias de Deus ao mundo. Neste ponto do conteúdo do seu evangelho trata da visita de Maria a sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista, o precursor do Cristo de Deus. Falando o anjo Gabriel a jovem de que sua prima estava grávida, mesmo sendo estéril e além do mais, idosa como era, Maria queria ver de perto esta confirmação, ou seja, este milagre tremendo.

NAQUELES DIAS. Tendo à jovem recebido a visita do mensageiro de Deus de que seria a mãe do salvador. Mesmo sendo virgem, por não conhecer nenhum homem, em termos de sensualidade, apesar de ser desposada com José. Não se demorou a jovem em cuidar dos detalhes de sua viagem para a região onde morava sua prima Isabel. Certamente Maria estava curiosa em ver a Isabel para verificar em loco as informações que fora dada pelo anjo do Senhor de que ela estava gestante.

LEVANTANDO-SE MARIA. Consequentemente, a partir do momento da visita do anjo a casa de Maria em Nazaré da Galiléia, que a jovem ficou ansiosa para encontra com Isabel. Só precisou de uns poucos dias para arrumar as coisas e tomar uma atitude de visitar a casa de Zacarias para compartilhar com Isabel tudo o que estava acontecendo com ela também. Certamente houve o consentimento da parte dos familiares da jovem, como e principalmente de José, seu noivo.

FOI APRESSADA ÀS MONTANHAS. É possível que Maria já contasse com a certeza de que estava grávida. Podemos conjecturar de que ela já havia comunicado o fato a sua família e também a José seu noivo. Era um momento de dar uma fugida do ambiente para escapar da censura dos vizinhos e conhecidos. Por isso que diz o texto que ela foi apressada para a casa do sacerdote Zacarias e de sua prima Isabel. Além do mais, Isabel não tinha filhas e estava precisando de sua ajuda.

A UMA CIDADE DE JUDÁ. O escritor não se preocupou em citar o nome da cidade para a qual Maria tinha viajado. Apenas fala o nome da região onde ficava situada a tal cidade que era na região de Judá. Geograficamente falando diz respeito àquela região ao sul da Palestina ocupada pelas dez tribos de Israel quando se revoltaram sob o comando de Jeroboão I, em 931 a.C. Reino este que durou até o cativeiro Babilônico que se deu em 587 a.C. Esta região também diz respeito a Judéia, localização em que ficaram os filhos de Israel quando voltaram da Babilônia.

E ENTROU EM CASA DE ZACARIAS, E SAUDOU A ISABEL. Chegando a jovem na Judéia foi direto para a casa de Zacarias, o sacerdote. A palavra Zacarias significa “Javé se lembra”. Ele servia no templo de Jerusalém como sacerdote no turno de Abias quando recebeu a incumbência de ser o pai daquele que veio a ser o precursor do Messias. Tendo, pois Maria entrada na casa do sacerdote saudou a Isabel sua prima. O nome Isabel que dizer: aquela que tem uma aliança com Deus. Ela era da descendência sacerdotal e foi à escolhida por Deus para ser a mãe de João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...