domingo, 5 de janeiro de 2014

Lucas 1:1

Lucas 1:1 - Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram.
TENDO, POIS. Com estas palavras o evangelista Lucas da início as suas narrativas sobre o nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Cristo Jesus nosso Senhor. Acreditamos que Deus estava usando o médico amado para por em ordem as histórias e os fatos que envolveram a pessoa gloriosa do seu Filho Jesus de Nazaré. Até porque as tradições orais com o passar do tempo ou são esquecidas ou distorcidas. Todavia, um tratado literário no quilate deste evangelho de Lucas seria guardado como um tesouro pelas lideranças da igreja, e como uma obra de grande importância seria fácil de expandir-se pelo mundo a fora.

MUITOS EMPREENDIDO. O autor deste tratado nos faz saber que outros escritores também tinham a mesma disposição em editar uma obra tal qual o seu evangelho. E a maioria dos comentaristas bíblicos e interpretes mais antigos concordam de que por exemplo, o evangelho de Marcos já estava pronto e servia de fonte informativa nesta mesma época. Há quem diga que o evangelho de Marcos foi escrito entre os anos 50 a 60 d.C e que o evangelho de Lucas entre os anos 60 e 70 d.C e que o livro de Atos dos apóstolos do mesmo autor tenha sido escrito entre os anos 70 e 80 d.C.

POR EM ORDEM. Esta expressão não diz respeito a uma ordem cronológica dos fatos, mais sim, ter a certeza de que aquilo que estava sendo escrito tinha a sua veracidade. É tanto que o escritor diz que muitos tentaram, mas poucos conseguiram este feito, como Mateus, Marcos, João e o próprio Lucas, Outros tantos e muito mais até começaram escrever sobre a história de Cristo, Mas não tinha consonância com as verdades dos fatos.

A NARRAÇÃO DOS FATOS. Não era um trabalho de apenas ouvir falar do que tinha acontecido. Além do evangelho de Marcos como fonte informativa, o Dr. Lucas foi criterioso em conferir pessoalmente tanto com os apóstolos quanto com as pessoas que presenciaram os fatos em seu evangelho narrados. E era justamente isso que dava credibilidade a sua obra literária. É claro que por ser uma obra escrita como contendo a palavra de Deus, ela conta com a inspiração e revelação do Senhor.

QUE ENTRE NÓS. Isso não quer dizer que o evangelista Lucas tivesse presente quando todos os fatos se deram na vida de Cristo. O que podemos conjecturar com isso é que o trabalho de pesquisa realizado pelo autor deste evangelho junto aos líderes da igreja primitiva o fazia se sentir como fazendo parte deles. Ou ainda, ele esta se referindo aos fatos que ocorreram na sua época.

SE CUMPRIRAM. Toda e qualquer obra escrita sobre Jesus de Nazaré tinha que passar pelo crivo do grupo apostólico. Por isso que muitos tentaram escrever as histórias que se passaram com Jesus, mas não deu certo. Porque os fatos narrados não se cumpriram como eram contados. Mas, este evangelho foi aprovado em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...