quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Lucas 1:56

Lucas 1:56 - E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.
E MARIA. Não se sabe ao certo o motivo principal pelo qual Maria, esposa de José, tenha ido passar estes dias na casa de Isabel, sua prima. Talvez depois que o anjo havia lhe dito que Isabel também estava grávida, apesar de ser estéril e avançada em idade, quem sabe, sabendo Maria que ela não tinha ninguém que a ajudasse, decidiu ir lá dar uma mãozinha para sua prima? Ou, o mais provável é que ela tenha fugido do ambiente onde morava com seus pais para se esconder dos falatórios dos vizinhos e conhecidos, que sabiam de que ela era virgem. Mas que agora estava grávida e com a barriga crescendo. Maria foi a jovem agraciada para ser a mãe do salvador.

FICOU COM. Pelo que se percebe a chegada de Maria na casa de Isabel e Zacarias não foi uma simples visita. Ela veio mesmo já decidida a ficar por algum tempo com sua prima Isabel. A sua permanência naquela ocasião era muito bem vinda, até porque Isabel não tinha filhas que a ajudasse naquele momento tão difícil. Isabel teve que se ocultar durante os primeiros meses de sua gestão pelo fato de que as pessoas não iriam acreditar que ela estivesse realmente grávida. Porque além de ser estéril era também bastante avançada em idade, a tradição cristã da conta de que ela já tinha seus noventa anos de idade. Ter ficado Maria com ela foi muito importante para compartilhar este momento difícil, porem, muito importante para ela e Zacarias.

ELA. Este pronome diz respeito à Isabel, que era prima de Maria, mulher do sacerdote Zacarias, que veio a ser a mãe de João Batista. Ela que já estava no seu último trimestre de gravidez e que logo mais daria a luz um menino que seria o precursor do Messias de Deus, Jesus Cristo. Ela que esperou a vida toda para ser mãe de uma criança ou mais, porem que pelo fato de ser estéril não pode na sua juventude, mas que agora por meio de um milagre estava tendo o privilégio de conceber e trazer ao mundo um grande profeta, João Batista. Ela que era da linhagem sacerdotal e era conforme nos diz o novo testamento uma mulher justa perante Deus. Ela que teve uma missão importante como progenitora.

QUASE TRÊS MESES. Maria ficou com Isabel quase três meses. Foi o tempo suficiente para que Isabel desse a luz o seu único filho, João Batista. Durante os primeiros cinco meses Isabel se ocultou dos seus vizinhos e conhecidos, e no sexto mês Maria chegou à região montanhosa da Judéia, na casa de Zacarias e Isabel. Mais três meses ou quase três meses depois da chegada de Maria seria justamente o nascimento do menino, João Batista. Certamente Maria quando chegou à casa de Isabel ela já estava com seis meses e alguns dias. Se o parto de Isabel foi normal de nove meses, essa é a cronologia dos fatos.

DEPOIS VOLTOU. Conjecturamos que o escritor deste evangelho usou a palavra “depois” para se referir ao nascimento do menino João Batista, ou seja, depois que o menino nasceu Maria teve a disposição para voltar para a Galiléia onde morava.

PARA SUA CASA. Eis o destino da viagem de volta da jovem Maria. De volta para sua casa. Tinha que enfrentar a tudo e a todos, com a determinação de quem tinha a convicção que estava correta como sendo a mãe do salvador da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...