sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lucas 1:14-15

Lucas 1:14-15 - E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E TERÁS PRAZER E ALEGRIA. O resultado do nascimento de João batista para Zacarias era muito prazer. E a missão que João Batista tinha a executar ia provocar imensa alegria no coração do sacerdote de Deus e para a sua mulher Izabel. Imagine o que seria em termos de contentamento para um pai e uma mãe saber que estava gerando um grande profeta e nada menos do que o precursor do Messias de Deus. Além do mais aquele casal passou a vida toda esperando gerarem um filho e até o momento não tinha sido isso possível, mas de repente terem um menino, que felicidade.

E MUITOS SE ALEGRARÃO NO SEU NASCIMENTO. Não seria todos os Judeus que se alegrariam pela chegada do menino João Batista. Mas, o anjo de Deus disse a Zacarias que muitos seriam alcançados com o sentimento de felicidade pela vinda do precursor do Messias. E na realidade multidões que ouviram as pregações do Batista se alegraram por ouvir pelas suas palavras de que ele não era o Cristo, mas que veio como o precursor do Messias. Principalmente quando disse que o Messias já estava entre o povo. A vinda de João Batista já havia sido profetizada por Deus.

PORQUE ELE SERÁ GRANDE. Esta grandeza do João Batista pode ser vista na importante missão que ele veio executar como precursor do Messias de Deus, em prepara os corações dos Judeus para a chegada do Emanuel, Deus conosco. Mesmo pregando e vivendo nos deserto, mas as multidões reconheciam a sua grandeza. O próprio Cristo também falou a respeito de sua grandeza. Até os agentes públicos palacianos se incomodaram com a grandeza deste pregador do deserto, ao ponto de por questões pessoais mandarem matar degolado o grande João Batista.

DIANTE DO SENHOR. Não somente diante das pessoas que conheceram a João Batista ele foi tido com um grande homem de Deus, mas principalmente seria uma pessoa muito importante perante o seu Deus. A prova disto é que veio ao mundo por meio de um milagre, porque sua mãe Izabel, além de ser estéril já era avançada em idade, mas deu a luz ao menino. Acima de tudo ele era importante perante o Senhor por ser incumbido de realizar uma grande obra para Cristo como seu precursor.

E NÃO BEBERÁ VINHO, NEM BEBIDA FORTE. Ele seria um nazireu de Deus. Israel estava atravessando um dos piores momentos de sua história sob o julgo do império romano. Os judeus se sentiam humilhados e angustiados por terem que parar altos impostos e tributos às autoridades romanas. Com isso muitos dos que faziam parte daquela geração se entregavam aos vícios na tentativa de esquecer aquela triste realidade. Todavia, João Batista seria diferente, ele teria que manter a lucidez para cumprir a missão de preparar o caminho para a chegada do Messias prometido.

E SERÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, JÁ DESDE O VENTRE DE SUA MÃE. Mais uma prova da grandeza do precursor do Messias é que ele antes mesmo de nascer já seria acompanhado pelo Espírito Santo de Deus. Jesus foi gerado pelo Espírito de Deus, enquanto que, João Batista se desenvolveu com a presença do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...