segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lucas 1:25

Lucas 1:25 - Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.
ASSIM ME FEZ. Izabel se refere ao fato de ter recebido da parte do Senhor uma grande vitória. Aquilo que era impossível para ela e para o velho sacerdote Zacarias veio a acontecer. O que ela tinha desejado tanto, agora era uma realidade. O que eles tinham esperado tanto, Deus agora estava confirmando. Como ela tinha depositado a sua confiança no Deus de Israel, não foi decepcionada em sua fé. Era o momento de um grande milagre em sua vida, em que a partir de então ela podia testemunhar. O que Deus fez por ela foi um prodígio de grande valor.

O SENHOR. Houve pleno reconhecimento por parte de Izabel, que era uma serva de Deus, que a sua gravidez era uma obra do Senhor. É mais do que justo, o ser humano render glórias ao Senhor Deus criador de todas as coisas, pelas coisas boas que lhe acontecem. Grande parte das pessoas não sabem reconhecer que as coisas impossíveis que nos acontecem são realizadas por Deus. Uma das atitudes dos seres humanos que mais entristece ao criador é a ingratidão. Coisa que não aconteceu com Izabel, ao receber o benefício em sua vida atribuiu ao Senhor o feito.

NO DIA EM QUE. Este dia a que se refere Izabel, diz respeito a este período de sua vida em que o Senhor interferiu em sua história para lhe atender ao mais profundo desejo da sua alma. Se esta gestação fosse nos dias de sua juventude, talvez fosse mais um caso normal, como acontece com qualquer mulher em seu período fértil. Mas, depois de comprovada a esterilidade dela e nesta idade da vida. Esta gravidez tinha o gostinho especial de um grande milagre do seu Deus em seu favor.

ATENTOU EM MIM. É a mesma coisa que dizer: O Senhor se lembrou de mim, o Senhor olhou para mim ou o Senhor me atendeu naquilo que eu reivindicava e pedia a ele há tanto tempo. Deus sempre está atento as nossas petições, o que não entendemos é que existe o nosso tempo e existe o tempo de Deus. As escrituras dizem que há um tempo determinado pelo Senhor para todo propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:1). Quando chega o tempo de Deus agir ele faz o que lhe apraz.

PARA DESTRUIR. Esta é uma expressão forte da parte de Izabel, mas, alguns comentaristas bíblicos afirmam de que a palavra certa é “para mudar”. O que podemos conjecturar é de que realmente Deus com este gesto benevolente estava efetivamente mudando o quadro de humilhação da vida de Izabel e do seu esposo Zacarias. Deus estava destruindo definitivamente os motivos que tinha causado tantas tristezas na vida de Izabel, que era o fato de não poder gerar filhos.

O MEU OPRÓBRIO DE ENTRE OS HOMENS. Nas culturas mais antigas e conforme os costumes dos Hebreus, a mulher ser estéril era motivo de maldição. As tradições mais remotas da história da humanidade (machista) dão conta de que uma mulher não ter condições de gerar filhos, esta deveria até ser banida da sociedade. Hoje a ciência justifica os motivos porque uma mulher (ou um homem) pode ter esterilidade temporária ou permanente. A intervenção de Deus na vida de Izabel naquele momento neutralizou todo constrangimento que ela já havia passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...