terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lucas 1:6-7

Lucas 1:6-7 - E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E ERAM AMBOS JUSTOS. Tanto Zacarias quanto Izabel tinham uma reputação muito boa perante Deus. Esta expressão para o tempo da antiga aliança significa dizer que eles eram pessoas separadas para o Senhor e dedicadas completamente ao seu Deus. Uma coisa é parecer ser justo perante as pessoas, Porque até certo ponto alguém consegue enganar ao seu semelhante. Agora, ser considerado justo diante de Deus, isso fala do grau de comunhão e fidelidade que a pessoa devota ao seu Deus e ao seu serviço. Zacarias podia dizer: Eu e a minha casa servimos ao Senhor.

PERANTE DEUS. Todos aqueles que temem ao Deus Criador sabem de que o Senhor é Onisciente e Onipresente. Isso significa dizer que ele sabe de todas as coisas e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. E alguém ser considerado reto em seus atos perante os olhos de Deus quer dizer que esta pessoa não vive mais para si nem para o mundo, mas unicamente para agradar ao seu Deus em tudo que faz.

ANDANDO SEM REPREENSÃO. Os passos deste nobre casal representava na realidade um andar de fidelidade absoluta ao Deus de Israel. Os seus caminhos eram pautados na obediência a vontade de Deus. Como diz a palavra do Senhor, eles andavam pelo Espírito de Deus e não segundo a carne. Ninguém os podia repreendê-los porque não encontravam motivos de coisas erradas em suas vidas.

EM TODOS OS MANDAMENTOS. A legislação de Moisés era para eles o alimento do dia a dia. Procuravam viver de conformidade com os mandamentos de Deus em tudo que falavam, pensavam e faziam. Ser justo, conforme o conceito da antiga aliança é andar nos mandamentos da lei de Moisés todos os dias da vida.

E PRECEITOS DO SENHOR. Além dos mandamentos religiosos que Moisés escreveu no pacto de Deus para o seu povo Israel, existiam os preceitos próprios da família sacerdotal, como também tinham os preceitos ou estatutos sociais, ensinando como se comportar para com o seu próximo. Eles eram fieis em tudo perante o Senhor.

E NÃO TINHAM FILHOS. Conforme a cultura judaica, o homem se casava com uma mulher com objetivos de gerar uma família, marido, mulher, e os filhos. Esse casal, Zacarias e Isabel, certamente eram criticados por não terem um lar completo. Além do mais não tinham um herdeiro, nem um sucessor para o sacerdócio do pai.

PORQUE ISABEL ERA ESTÉRIL. Por dois motivos eles não tinham filhos, e o primeiro deles descobrimos nesta frase: “Isabel era estéril”. Uma mulher ou um homem acometido da deficiência de esterilidade não tinha nesta época condições de gerar um filho. Nos dias de hoje, pelo avanço da medicina, há alguns casos reversíveis.

E AMBOS ERAM AVANÇADOS EM IDADE. O segundo motivo porque eles não tinham filhos, é que agora, eles se encontravam no período na fase da vida em que não há mais capacidade de gerar filhos, em consequência da velhice. Isso é normal na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...