terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Lucas 1:75-76

Lucas 1:75-76 - Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos.
EM SANTIDADE. O evangelista Lucas dar continuidade no seu escrito ao que vinha descrevendo sobre o cântico de Zacarias, pai de João Batista. Em que a proposta de Deus para os descendentes de Abraão era de que eles ao entrarem na terra prometida deveriam viver em santidade perante o Senhor. Guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, conforme determinava a lei de Moisés. Separados dos costumes das demais nações e vivendo para o serviço exclusivo do seu Deus.

E JUSTIÇA PERANTE ELE. O que Deus esperava dos filhos de Israel, até em gratidão por ter o Senhor feito tantas maravilhas para os libertarem do Egito, é que os Judeus praticassem a justiça perante o Senhor. Vivendo uma vida digna de honra ao nome do seu Deus. Andando nos seus caminhos e praticando os seus mandamentos. Ao ponto de Deus olhar dos mais altos céus e ter prazer em seu povo. Em plena fidelidade a aliança do seu Deus, em adorá-lo na beleza de sua santidade.

TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA. O pacto feito entre Deus e Abraão, e por consequente com os seus descendentes era um pacto eterno, enquanto existisse a nação de Israel. Assim como a antiga aliança estabelecida por meio de Moisés deveria ser para toda a existência do povo Judeu. O que de fato não aconteceu e o povo se desviou do Senhor e dos seus estatutos. O que levou os Israelitas a serem dispersos entre as nações inimigas para serem escravizados.

E TÚ, Ó MENINO. Todavia, Deus não perde nunca a batalha em prol do seu povo e estava enviando o seu Messias como libertador. Porem, antes do Emanuel chegar, Deus estava enviando ante a sua face um precursor para preparar o caminho para chegada do Cristo de Deus. O menino a que Zacarias estava se referindo era João Batistas, seu filho, sobre o qual Deus já havia prometido enviar ante o Messias.

SERÁS CHAMADO PROFETA DO ALTÍSSIMO. Zacarias não estava falando sobre o nome do menino, que ele e Isabel já haviam dado no momento de sua circuncisão. Mas ele se referia ao ofício que seria desenvolvido por João Batista. João na realidade foi o último dos profetas da antiga dispensação e o primeiro dentre tantos da nova aliança de Deus com os homens. Cristo o chamou de “um grande profeta”. E o seu ministério se destacou de tal maneiro que chegaram a imaginar se não seria ele o Cristo.

PORQUE HÁS DE IR ANTE A FACE DO SENHOR. João Batista é mais ou menos seis meses mais velho que Jesus de Nazaré. Mas esta colocação feita por Zacarias diz respeito ao ministério de João Batista que foi exercido antes do de Cristo Jesus. Conforme tomamos conhecimento no evangelho (Marcos 1:14) que Jesus só começou a exercer plenamente o seu ministério após a prisão do seu precursor.

A PREPARAR OS SEUS CAMINHOS. Esta é uma citação de Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda ao nosso Deus. João veio preparar os Israelitas para a chegada do Messias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...