quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lucas 1:77-78

Lucas 1:77-78 - Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou.
PARA DAR AO SEU POVO. O precursor, João Batista, assim como o próprio Messias de Deus, Jesus de Nazaré foram enviados como mensageiros celestiais para o povo Judeu. Israel ficou sendo o povo de Deus porque as promessas feitas a Abraão se cumpriram em seus descendentes, quando o Senhor os resgatou do Egito com sua forte mão. Fazendo o Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó, nascer uma grande nação na terra de Canaã. Com isso criou-se um vínculo de comunhão entre os Israelitas e o Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra.

CONHECIMENTO DA SALVAÇÃO. Profetizando sobre a vida do menino João Batista o seu pai Zacarias falava sobre a sua importante missão de levar ao conhecimento dos Judeus o plano da salvação por meio do Messias prometido por Deus que já era chegado e que vinha implantar uma nova aliança de Deus, não somente com Israel, mas com toda a humanidade. A antiga aliança falava de salvação em ternos de livramento dos problemas terrenos. A nova aliança fala de salvação como sendo a vida eterna. A primeira aliança era material e a segunda é espiritual.

NA REMISSÃO DOS PECADOS. Conforme a primeira aliança à remissão dos pecados era estabelecida por rituais repetitivos, com a morte sempre recorrente de animais oferecidos em sacrifícios. Na nova aliança de Cristo a remissão dos pecados foi estabelecida por um único e suficiente sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) e (Mateus 1:21). Porque Cristo foi crucificado em nosso lugar para nos remir de nossas culpas (Isaías 53:4-5).

PELAS ENTRANHAS DA MISERICÓRDIA. Movido de intima compaixão pela humanidade foi que Deus deu o seu unigênito Filho, o filho do seu amor, para salvar os pecadores da condenação eterna (João 3:16). Foi movido pela sua intima misericórdia que o pai enviou o seu Filho Jesus ao mundo para servir de expiação pelos nossos pecados (Romanos 3:24-25). Essa expiação significa o perdão dos pecados daqueles que se arrependem deles e os confessam, acompanhado de reconciliação com Deus, através do sacrifício de uma vítima inocente, no caso Cristo Jesus.

DO NOSSO DEUS. Tudo partiu do coração de Deus em nos reconciliar consigo mesmo pelo sacrifício do seu unigênito na cruz do calvário (Efésios 2:16). Vendo o Senhor que os seres humanos estavam absolutamente alienados ao ponto de não encontrarem o caminho de volta aos braços do Criador. O Senhor enviou o seu próprio Filho para resgatar o homem da perdição (João 3:17). Nesta aliança Deus entrou com a sua misericórdia, com o seu amor e com o seu perdão, enquanto que o homem entra carregado de transgressão, iniquidades e pecados. Mas o resultado e a reconciliação entre Deus e os homens (Romanos 5:6-11).

COM QUE O ORIENTE DO ALTO NOS VISITOU. Foi de cima, dos altos céus que veio a resolução eficaz em resolver o problema da inimizade entre Deus e os homens. Tudo provem de Deus que reconciliou consigo mesmo todas as coisas (2 Coríntios 5:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...