terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lucas 1:46-47

Lucas 1:46-47 - Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.
DISSE ENTÃO MARIA. O médico amado dar início a mais uma narrativa do seu evangelho e nesta parte que temos a frente ele fala sobre o cântico de Maria, que é uma citação adaptada do texto de 1 Samuel 2:1-10. A jovem como uma mulher judia que conhecia as mais antigas escrituras se inspira no cântico de Ana, mulher de Elcana para expressar a sua alegria por ser a escolhida de Deus para ser a mãe do salvador. Era visivelmente grande a alegria da jovem em fazer a vontade de Deus e em cumprir um importante papel na história do cristianismo por ser a mulher da qual semente viria a esmagar a cabeça da serpente, conforme (Gênesis 3:15).

A MINHA ALMA. O que significa a palavra alma? A parte não-material e imortal do ser humano (Mateus 10:28), sede da consciência, da razão, dos sentimentos e das emoções (Gênesis 42:21). Os dicotomistas entendem que o ser humano é corpo e alma, sendo espírito sinônimo de alma. Os tricotomistas acreditam que o ser humano é corpo, alma e espírito. A expressão “Alma vivente” quer dizer “ser vivo” (Gênesis 2:7). Na Bíblia muitas vezes a palavra “alma” é empregada em lugar do pronome pessoal: “Livra a minha alma da espada” quer dizer “salva-me da espada” (Salmos 22:20). Outras vezes “alma” em quer dizer “pessoa” em português (Neemias 9:13).

ENGRANDECE AO SENHOR. Com a sua alma Maria engrandece ao seu Deus. Mais uma vez ela reconhece o Senhorio do Deus de Israel. E ela mesma se classifica como serva do Senhor. Ora, se ela diz que é serva e que Deus é que é o Senhor. Por que as pessoas ficam a chamando de nossa senhora? Quem pode provar nas escrituras de que Maria é nossa senhora? Agora “serva” isso sim, ela própria diz que é (Lucas 1:38,48). A frase “minha alma engrandece ao Senhor” é uma expressão de adoração. Maria adorou ao Senhor Deus Criador dos céus e da terra. Deixando o exemplo de que devemos adorar somente ao Deus único e verdadeiro.

E O MEU ESPÍRITO. O espírito do ser humano é a parte não-material, racional e inteligente do ser humano. I Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. A bíblia fala sobre o Espírito de Deus com letra maiúscula e do espírito do ser humano com letra minúscula. Romanos 8:15-16 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Com o seu espírito Maria se alegrava em Deus.

ALEGRA-SE EM DEUS MEU SALVADOR. Maria declara que com a sua alma, ou seja, com a sua vida, porque alma quer dizer vida, ela engrandece ao Senhor e com o seu espírito ela se alegra em seu salvador. A maior alegria daquela jovem era em seu salvador. O seu maior prazer era no seu salvador. Seu maior contentamento era em seu salvador. Quem é o salvador de Maria? Ela diz que é Deus. Se Maria precisa de um salvador, como pode ela salvar a alguém? Onde está escrito que Maria é salvadora? Onde está escrito na bíblia que Maria pode salvar alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...