sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Lucas 1:61-63

Lucas 1:61-63 - E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome. E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem. E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam.
E DISSERAM-LHE. NINGUÉM HÁ NA TUA PARENTELA. Quem foi que disse? Certamente os que vieram do templo de Jerusalém para circuncidar o menino. Isso porque o pai da criança era uma pessoa influente no meio religioso de Israel por ser um sacerdote do turno de Abias. Ou quem sabe os vizinhos e conhecidos que estavam presentes na celebração. Eles todos disseram: Ninguém há na tua família com este nome. A interpelação foi feita a Izabel, ela que havia dito que o nome do menino não seria Zacarias, o nome do pai, mas sim, João.

QUE SE CHAMA POR ESTE NOME. É provável que o questionamento feito a Isabel fosse em consequência que nem nisto as mulheres judias tinham apoio em suas opiniões. Os Judeus até a vinda de Cristo sempre foram machistas e descriminavam as mulheres por não lhes darem o devido valor. Um outro aspecto da controvérsia é o de que os nomes das crianças judaicas eram dados em homenagem a algum parente dos antepassados e da mesma linhagem familiar. E ao que tudo indica não havia na família de Zacarias nem de Isabel ninguém com o nome de João.

E PERGUNTARAM POR ACENO AO PAI. Como a opinião da mulher não era bem acolhida principalmente no aspecto religioso. Por uma questão cultural discriminatória. A palavra de Isabel não resolveu a questão. Com isso se dirigiram ao sacerdote Zacarias por aceno, (visto que ele não podia falar porque estava temporariamente mudo) que nome se deveria dar ao menino recém-nascido? O pai sim tinha autoridade para resolver este impasse. Porque é provável que na cerimônia da circuncisão é que se consagrava o nome religioso do menino.

COMO QUERIA QUE LHE CHAMASSEM. A responsabilidade ficou nas mãos do velho sacerdote Zacarias (velho porque segundo as tradições cristãs ele já contava com seus 100 anos de idade) que como pai da criança podia optar ou não em escolher o nome do filho. O que o sacerdote Zacarias não se recusou.

E PEDINDO ELE UMA TABUINHA ESCREVEU DIZENDO: O SEU NOME É JOÃO. Como o sacerdote Zacarias não podia falar, em consequência de que estava como que com a língua pressa até o nascimento e circuncisão do menino João, seu filho, porque duvidou da palavra do anjo Gabriel que foi enviado da parte de Deus para lhe dizer que sua mulher Isabel ia dar a luz um menino. Mesmo assim, Zacarias solicitou uma tabuinha e escreveu nela o nome do seu filho. Ao que tudo indica Zacarias e Isabel já haviam combinado sobre o nome do menino que seria João, “amado de Deus”. Com isso Zacarias dava demonstração de respeito pela opinião de sua esposa Isabel.

E TODOS SE MARAVILHARAM. E todos, os que vieram de Jerusalém da parte do templo para celebrar a cerimônia da circuncisão como também os parentes e os vizinhos de Zacarias e Isabel. Todos se maravilharam de que o nome do menino ficou sendo mesmo o que o casal havia escolhido. Se maravilhar é ficar alegres e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...