quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lucas 1:54-55

Lucas 1:54-55 - Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.
AUXILIOU A ISRAEL. Esta palavra “auxiliou” vêm no sentido de ajudar e proteger. E a palavra “Israel” diz respeito à nação e não ao nome sobreposto a Jacó, que depois de sua luta com Deus recebeu este nome. Se existe um povo que foi mais ajudado e protegido neste mundo por Deus, se chama Israel. Os Judeus apesar de suas falhas para com o seu Deus, sempre foi e continua sendo o povo especial de Jeová dos Hebreus. É tanto que o salvador do mundo, Jesus Cristo, é um Israelita de puro sangue, da tribo de Judá. E a igreja de Cristo, hoje é o Israel espiritual de Cristo Jesus.

SEU SERVO. Desde a chamada de Abraão, até a vinda do Messias, os Israelitas foram os guardiões dos pactos com o Deus único e verdadeiro. Israel não existia como nação até que o Senhor em cumprimento as promessas feitas a Abraão os tirou do Egito o os implantou na terra de Canaã. A partir de então este povo passou a ser a única nação do mundo a seguir a teocracia, com o governo do Deus único e verdadeiro. Nenhum outro país do planeta terra serviu a Deus como Israel. Só depois da vinda do Messias de Deus é que as coisas mudaram e a teocracia foi implantada na vida individual de todos aqueles que servem ao reino de Deus e de Cristo.

RECORDANDO-SE DA SUA MISERICÓRDIA. Isso porque Deus é cheio de misericórdia. Lamentações 3:22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. As misericórdias do Senhor são muitíssimas. 1 Crônicas 21:13 - Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens. Toda a criação é preservada por causa das misericórdias do nosso Deus. Salmos 145:9 - O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. Maria não merecia, mais reconhecia de que tudo de bom que estava lhe acontecendo era fruto das misericórdias do seu Deus.

COMO FALOU A NOSSOS PAIS. O Senhor sempre ajudou a Israel, lembrando-se das suas misericórdias que havia falado aos pais. As promessas de Deus a Abraão, Isaque e a Jacó, foi de que sua bondade sempre estaria disponível aos seus descendentes. Inúmeros atos de benevolência da parte do Senhor podem ser vistos na história de Israel, em cumprimento das palavras ditas por Deus aos Pais. Uma delas é que o povo de Israel eram escravos na terra do Egito, mas, o Senhor os tirou de lá e os implantou em Canaã, terra que manam leite e mel. Terra de fartura e bonança.

PARA COM ABRAÃO E A SUA POSTERIDADE, PARA SEMPRE. O relacionamento misericordioso de Deus com o seu povo Israel teve início com o patriarca Abraão, e deu continuidade com Isaque e com Jacó. Gênesis 12:1 - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Até hoje, mesmo sendo estabelecida a nova aliança, mas com Israel permanece a antiga aliança de Deus, porque as sua misericórdias para com Israel são para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...