segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lucas 1:71-72

Lucas 1:71-72 - Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança.
PARA NOS LIVRAR. Desde que Israel havia entrado na terra prometida Canaã, que as demais nações vizinhas despertavam guerras contra o povo Judeu. Quando o sacerdote Zacarias proferiu este seu cântico, Israel já havia passado pelo cativeiro Assírio e Babilônico, e por último estava sob o domínio Romano. O povo Judeu clamava por livramento do julgo Romano, porque não suportava mais a carga tributária imposta pelo império de Roma. E o Israel de Deus nesta época estava imaginando um Messias político que os libertassem da dominação imperial Romana.

DOS NOSSOS INIMIGOS. Antes mesmo de Israel ser uma nação independente já sofria com os seus inimigos Egípcios que os escravizavam. Passaram pelo árduo cativeiro Babilônico com sua opressão dolorosa. Voltaram por meio do cativeiro meio que restaurador dos sírios. E quando pesavam de que novamente seria uma nação independente, foram repentinamente subjugados pelos Romanos. Roma foi tão cruel contra Israel que terminou destruindo Jerusalém e o país inteiro no ano setenta já de nossa era cristã.

E DA MÃO DE TODOS. Roma dominava sobre Israel com mão de ferro. O historiador Judeu Flávio Josefo, em sua narrativa sobre a História dos Hebreus, deixou registrado que Roma era o pior carrasco contra Israel. Porque o império Romano tinha medo de que Israel se libertasse e se virasse vingativamente contra Roma. Os imperadores conheciam a história de superação do povo Judeu, que foram ao fim do poço várias vezes, mas por fim saiam vendendo os seus inimigos. E sempre que os Judeus se levantavam venciam os seus opositores, os derrotando.

OS QUE NOS ODEIAM. As demais nações circunvizinhas do povo de Deus odiava a Israel e lutavam para exterminá-lo. E quando estavas palavras foram proferidas pelo sacerdote Zacarias era a vez de Roma descarregar todo o seu ódio contra os Judeus. Por último, quem não conhece o sangrento massacre impetrado por Hitler contra os Judeus? E hoje Israel vive sob constante ameaça dos palestinos. Todas as nações do mundo olham para Israel com receio. Porque Israel tem o exército mais bem preparado do mundo, com as armas de guerra mais sofisticadas do planeta terra.

PARA MANIFESTAR MISERICÓRDIA A NOSSOS PAIS. O velho sacerdote Zacarias expressa sua adoração em forma de súplica para que o Deus de Israel use de misericórdia com o seu povo. E pede que o Senhor faça com eles assim como agiu com os seus antepassados, onde o grande amor de Deus foi manifesto pela sua bondade em libertar o seu povo dos seus adversários.

E LEMBRAR-SE DA SUA SANTA ALIANÇA. Nesta época que antecede a vinda do Messias de Deus, Israel não se considerava uma nação. Apesar de não terem sido deportados como foram para Babilônia, mas estavam os judeus sentindo os efeitos da opressão Romana. Zacarias fazia lembrar ao Senhor suas promessas feitas aos patriarcas, que era de tornar Israel uma grande nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...