quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lucas 1:52-53

Lucas 1:52-53 - Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
DEPÔS DOS TRONOS. Continua Maria citando de forma adaptada o cântico de Ana, mulher de Elcana. (1 Samuel 2:1-10). Onde nos ensina o texto de que Deus é quem abaixa e quem exalta. Ele permite que os poderosos sejam honrados com posições sociais, mas também quando ele quer ele abaixa o soberbo. Como Rei dos reis e Senhor dos senhores é ele quem coloca no trono, mas também quando ele não se agrada ele tira do trono. A um exalta e a outra abaixa (1 Samuel 2:7). Certamente esta é uma profecia no tocante ao império romano que nesta época estava tendo o domínio sobre os Judeus. O império romano dominou quase que absolutamente sobre o mundo civilizado nos primeiros séculos da era cristã. Porem, aos poucos o império político foi perdendo seu apogeu ao ponto de hoje politicamente falando é apenas como que uma cidade dentro do país da Itália. Os imperadores, reis e governadores do império político de Roma foram depostos.

OS PODEROSOS. Estes poderosos dizem respeito aos reis do império romano que dominavam as nações com mão de ferro. Os chamados imperadores tinham em suas mãos o poder da vida e o poder da morte, no tocante aos seus subordinados. Os governadores províncias eram os soberanos locais que escravizavam os seus vassalos ao seu bel prazer. Eram homens considerados fortes, que submetiam a todos debaixo do seu poder. A título de hoje, eles estão representados nos políticos poderosos e intocáveis, que mesmo sendo corruptos, se safam pala impunidade.

E ELEVOU OS HUMILDES. Com o passar do tempo, as coisas foram sendo invertida. Estes humildes a que se refere o texto dizem respeito aos humilhados pelo império romano. Israel por exemplo que era um povo humilhado pelos romanos, hoje é uma nação respeitada em todo o planeta terra. Enquanto que o império político de Roma nem existe mais. Além de centenas de outros povos que na época de Cristo eram escravos de Roma, hoje são nações independentes e livres.

ENCHEU DE BENS OS FAMINTOS. A vinda do Messias de Deus ao mundo proporcionou mudanças estruturantes em todo o planeta terra. Os seres humanos nunca reconhecem nem entendem os benefícios advindos da reconciliação cósmica realizada pelo Filho de Deus. A obra de redenção feita por Cristo teve resultados não somente espirituais, mais sim, em todos os sentidos. Isso porque as bênçãos de Deus vieram para atingir a todos os quadrantes da terra. A paz estabelecida entre Deus e os homens, com a expiação realizada pelo cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi para que o Criador derrame sobre todos, as suas riquezas.

E DESPEDIU VAZIO OS RICOS. 1 Samuel 2:4-8 - O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Deus é o defensor dos mais fracos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...