quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Lucas 1:12-13

Lucas 1:12-13 - E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
ZACARIAS. A palavra Zacarias significa “Javé se lembra”. Ele servia no tempo de Jerusalém como sacerdote no turno de Abias quando recebeu a incumbência de ser o pai daquele que veio a ser o precursor do Messias. Como qualquer sacerdote da antiga aliança estava a serviço do Deus de Israel, intercedendo pelo povo e realizando os sacrifícios e rituais que a legislação mosaica determinava. Era o esposo de Izabel, que por sua vez era prima de Maria, mãe de Jesus Cristo. O próprio nome de Zacarias tinha em tese um significado especial, porque Deus se lembrou do seu povo e quebrou o silencia profético, enviando o último profeta da antiga dispensação e o primeiro da nova aliança do Senhor com a humanidade. Esse profeta foi João Batista.

VENDO O ANJO, TURBOU-SE. Quando Zacarias viu o anjo do Senhor bem diante dos seus olhos, ao lado direito do altar do incenso, ele ficou atônito. O sacerdote entrava sozinha naquele lugar para oferecer o incenso ao Senhor, mas de repente viu que naquele lugar tinha mais alguém, e era a visão real de um anjo da parte de Deus. Os anjos de Deus são mensageiros do Senhor, que estão a serviço do reino de Cristo e dos que hão de herdar a salvação.

CAIU TEMOR SOBRE ZACARIAS. Houve na realidade uma mistura de sentimentos na pessoa do sacerdote, tanto o espanto, quanto o temor. E este temor não era a mesma coisa que medo. Este temor por parte de Zacarias era reverência ao ser celestial, porque ele sabia que ali estava um representante do reino de Deus. E certamente com uma missão especial. Este contato entre o humano e o espiritual é coisa espetacular.

O ANJO FALOU COM ZACARIAS E DISSE: NÃO TEMAS. Como o anjo de Deus é um mensageiro da parte do Senhor na comunicação entre o divino e o humano. O silêncio foi quebrado com as palavras do mensageiro celestial, quando se dirigiu ao sacerdote Zacarias dizendo: Não Temas. Quando estamos espantados por alguma coisa, ou quando estamos passando por situações difíceis, Deus de alguma forma nos consola com estas doces palavras de ânimo: Não temas.

A TUA ORAÇÃO FOI OUVIDA. Certamente Zacarias por ser um homem de Deus, vinha orando pela redenção da humanidade. Podemos conjecturar que o sacerdote Zacarias no começo do seu casamento certamente tenha orado para que sua mulher tivesse filhos. Mas na realidade o que estava para acontecer com a visita deste anjo da parte de Deus era muito mais do que isso. Essa oração de Zacarias que foi ouvida dizia respeito à vinda do Messias. A tua oração foi ouvida. Isso tem um valor incalculável na vida de um cristão, saber que Deus escuta e responde nossas orações.

ISABEL TUA MULHER DARÁ A LUZ UM FILHO, E PORÁS O NOME DE JOÃO. O nome Izabel significa: Aquela que tem uma aliança com Deus. Era a esposa de Zacarias e de descendência sacerdotal. Ela era estéril e avançada em idade, há quem diga que nesta época Zacarias tinha 100 anos e ela tinha 90 anos. Agora depois de idosa ela ia ter um filho, cujo nome seria João, o Batista, que veio a ser o precursor do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...