sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lucas 1:16-17

Lucas 1:16-17 - E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
E CONVERTERÁ MUITOS DOS FILHOS DE ISRAEL. A proposta não era de que todos os filhos de Israel se converteriam. Mas, que muitos seriam transformados pela mensagem do precursor do Messias, João Batista. O filho de Zacarias traria consigo a missão de convencer parte dos filhos de Israel sobre uma nova aliança, um novo pacto, até porque o primeiro tratado que era a legislação mosaica já não mais tinha validade para os Judeus. Isso porque eles já não mais guardavam a lei de Moisés.

AO SENHOR SEU DEUS. João Batista tinha a difícil tarefa de levar muitos dos filhos de Israel de volta para Deus. O exemplo disto é que quando ele preparava o terreno dos corações dos Judeus para receberem o Emanuel, estava levando os que recebessem o Messias de Deus, como sendo o próprio Deus, porque Emanuel que dizer Deus conosco. Quando Jesus viveu entre os homens, ali estava Deus conosco, ele próprio disse: Eu e o Pai somos um (João 10:30).

NO ESPÍRITO E NA VIRTUDE. O ministério de João Batista seria parecido com o do profeta Elias. O seu vigor em testemunhar de Deus era forte e corajoso, não tinha medo de enfrentar a tudo e a todos. Seria assim como o profeta Elias poderoso em palavras e em atos. Havia uma crença geral em Israel de que no fim da antiga dispensação Deus enviaria de volta à Elias, porque ele não morreu, humanamente falando. Mas o próprio João Batista disse que não era o profeta Elias. João 1:21 - E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou.

ELIAS. O nome Alias, quer dizer: Javé é Deus. Ele apareceu no senário da história de Israel no período de tremenda idolatria entre os Judeus. Mas se esforçou para convencer os seus conterrâneos de que só o Senhor é que é único Deus. Teve muitos problemas com o rei Acabe e sua mulher Jezabel (1 Reis 17-21). Ele foi arrebatado aos céus em um redemoinho (2 Reis 2:1-15). E já no tempo do novo testamento, foi visto juntamente com Moisés no monte da Transfiguração (Mateus 17:3-4).

CONVERTER OS CORAÇÕES DOS PAIS AOS FILHOS. Essa expressão no entendimento do pensamento judaico fala de uma velha geração dando lugar a uma nova geração. Que na compreensão de muitos interpretes aponta para a substituição da antiga aliança por um novo pacto de Deus com o seu povo. Também expressa o poder de penetração das palavras de João Batista, em chegar ao mais íntimo dos filhos de Israel.

CONVERTER OS REBELDES A PRUDÊNCIA DOS JUSTOS, A FIM DE PREPARAR AO SENHOR UM POVO BEM DISPOSTO. João Batista tinha a missão de falar aos corações de um povo rebelde, a fim de transformá-los em homens prudentes e justos. Quando o Messias de Deus assumiu o seu ministério após o batismo de João. Já haviam muitos de Israel preparados para a chegada do Emanuel de Deus. A começar por alguns dos próprios discípulos de João, como também os demais apóstolos do Senhor e multidões de outros discípulos que passaram a seguir o Mestre, Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...