quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Lucas 1:8-9

Lucas 1:8-9 - E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma. Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E ACONTECEU QUE. Esta é uma expressão idiomática para introduzir uma história a ser narrada. Os demais evangelistas, como Mateus, Marcos e João usaram-na ocasionalmente, porem essa é uma frase mais utilizada pela obra Lucas-Atos, como uma característica peculiar do Dr. Lucas, com o objetivo de demonstrar que vai dar início a um novo fato a ser narrado. Porem, em toda a bíblia encontramos essa expressão por mais de 120 vezes.

EXERCENDO ELE O SACERDÓCIO. Havia na verdade um rodízio no exercício sacerdotal e nos serviços destes no templo. Como Zacarias era um dos sacerdotes naquela época chegou a sua vez de executar as suas funções sacerdotais que tinha uma importância fundamental para os descendentes de Arão, que eram da tribo de Levi. Os antepassados de Zacarias tinham recebido do Senhor Deus de Israel essa incumbência de servir ao Senhor como sacerdotes.

DIANTE DE DEUS. O templo de Jerusalém para os seguidores do judaísmo representava em sua cultura religiosa a presença mesmo de Deus para o povo. Para os sacerdotes que executavam suas tarefas no templo, assim como foi no princípio no tabernáculo, era como se eles se apresentassem diante do Todo-poderoso para servir a Deus em prol dos filhos de Israel. Já no tempo da nova dispensação, qualquer pessoa e em qualquer lugar pode se apresentar diante de Deus como sacerdote do reino de Cristo. Desde que seja digno disto, como um verdadeiro cristão.

NA ORDEM DA TURMA. Como Zacarias pertencia à turma de Abias, então era chegada a sua vez de exercer no templo o seu turno. No período do primeiro templo de Jerusalém, os serviços sacerdotais eram divididos em 24 turnos. E cada turno correspondia a uma semana. Como Zacarias pertencia ao turno de Abias ficamos sabendo em (1 Crônicas 24:10) que este era o oitavo turno. Como estamos vivendo em um novo tempo da dispensação da graça, a qualquer momento podemos entrar na presença de Deus.

SEGUNDO O COSTUME SACERDOTAL. Este costume sacerdotal era exercido da seguinte maneira: Os sacerdotes começavam as suas atividades no templo preparando o altar para a execução dos sacrifícios, em seguida se começava o sacrifício e os cuidados com o candelabro do altar e o altar de incenso, Depois vinha a queima do incenso no altar apropriado para isso e por fim, a liberação e escolha dos que deveriam depositar as ofertas de manjares sobre o altar.

COUBE-LHE EM SORTE ENTRAR NO TEMPLO DO SENHOR PARA OFERECER O INCENSO. Existiam muitos sacerdotes na época em que se deu este fato. E coube a Zacarias o exercício de servir perante o Senhor naquele dia na parte de oferecer o incenso. E isso foi de uma importância fundamental para ele, uma vez que só havia uma oportunidade desta na vida dele, dado o grande número de sacerdotes que serviam naquela época, fala-se em mais de 20 mil deles. Foi uma oportunidade única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...