segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Lucas 1:4

Lucas 1:4 - Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
PARA QUE. O que o evangelista Lucas vinha escrevendo sobre a realidade do que ele buscou diligentemente investigar sobre os fatos narrados em seu evangelho e que se pôs em campo de pesquisa pessoalmente tanto em busca de testemunhas como em entrevistas com os membros do grupo apostólico. Tudo isso era para enviar a Teófilo uma correspondência fidedigna de muitas coisas que ocorreram na vida de Jesus de Nazaré, envolvendo a sua missão redentora como o Messias de Deus. O material que estava sendo enviado para esta grande autoridade do império romano era a mais pura verdade com relatos de fiel confiança no seu cumprimento.

CONHEÇAS. Para que o Dr. Lucas estava enviando o seu evangelho a Teófilo? Para que ele conhecesse por escrito os fatos que aconteceram em Israel e que já começava a ser manifesto no mundo gentílico. Há quem diga que houve uma correspondência de Teófilo para o seu amigo, o médico amado, buscando saber se o que ele estava sabendo por onde passava se era verdade, sobre um certo Judeu chamado Jesus de Nazaré. Se assim foi, deu ao evangelista Lucas a oportunidade de levar as boas novas do evangelho de Jesus Cristo a um gentil, que conforme os comentaristas bíblicos afirmam, se converteu ao Cristianismo.

A CERTEZA. Esta expressão usada pelo evangelista Lucas nos faz pensar de que ele tentava fazer com que o seu amigo Teófilo passasse a acreditar nas verdades do evangelho que estava sendo pregado em todo o mundo. Porque a palavra certeza e convicção em termos religiosos são sinônimas de ter fé e confiança. Lucas que já tinha esta fé no fato de que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. Buscava evangelizar o excelentíssimo Teófilo, sobre as verdade do Cristo de Deus como salvador da humanidade. E esta certeza e convicção transmitida pelo conteúdo deste tratado não somente chegou a Teófilo, mais tem chaga aos confins da terra.

DAS COISAS. Estas coisas a que se refere o evangelista Lucas, diz respeito às informações contidas nos relatos por ele narrado. Estas coisas são histórias e relatos postos em ordem pelo evangelista numa demonstração da veracidade dos fatos. Foram acontecimentos que se deram na realidade e que foram testemunhados e confirmados por pessoas dignas de confiança porque presenciaram pessoalmente os relatos narrados. Todas estas coisas conforme a visão dos Judeus foram sinais mais que suficientes que comprovaram de que o Cristo crucificado era o Messias de Deus.

DE QUE JÁ ESTÁS INFORMADO. O Dr. Lucas deixa transparecer nas entrelinhas desta frase de que há um certo tom de confirmação que Teófilo lhe havia mesmo enviado uma correspondência pedindo informações sobre as notícias que estavam se espalhando em toda a extensão do império romano. Ou por outro lado podemos conjecturar de que Lucas tinha certeza que o evangelho já tinha se espalhado de tal maneira que o que ele estava escrevendo já era do conhecimento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...